O valor do jovem na sociedade brasileira - Banco de redações


A criminalidade entre os jovens no Brasil: como resolver esse problema?

Enviada em: 10/01/2019

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Na cidade de Gotham, universo fictício dos quadrinhos do Batman, a alta criminalidade e violência são as suas características mais marcantes. Analagomente, a realidade de muitos jovens brasileiros, público alvo dos quadrinhos, tem entrado na linha do crime, visto que a evasão escolar crescente e a negligência do governo para com a educação básica de qualidade, além das poucas e cada vez mais concorridas oportunidades de emprego (Vírgula) são umas das principais causas desta problemática. Portanto, convém analisar as principais consequências de tais posturas na sociedade. 

O aprendizado estudantil na fase escolar é uma das principais bases para um país desenvolvido e livre de transgressões à lei (Por quê? Explore essa discussão no texto). Contudo, de acordo com uma pesquisa realizada em 2013 pelo Programa das Nacões Unidas para o Desenvolvimento, o Brasil teve, naquele ano, a terceira maior taxa de abandono escolar dentre os cem países de maior desenvolvimento humano, denunciando que o território brasileiro está longe de alcançar a realidade utópica de uma nação sem crime (Como essas ideias se relacionam? Reestruture), devido ao números de jovens fora do ambiente acadêmico, o que os torna mais propensos ao mundo do crime. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas para evitar lacunas)

Faz-se mister, ainda (Vírgula) salientar que a baixa qualidade educacional brasileira e a rara visão do estudo como agente transformador são impulsionadores da evasão escolar e consequentemente do aumento da criminalidade entre os jovens. Segundo o filósofo Pitágoras, é necessário educar as crianças para que não seja preciso castigar os homens (Em caso de citação, use aspas). Neste contexto, jovens que não veem o mundo acadêmico como opção acabam não tendo outra alternativa a não ser o dinheiro rápido através do crime presente no tráfico de drogas, roubos e furtos — sendo essas as atividades criminosas mais comuns dentre jovens nesse cenário. (Reestruture as discussões)

Assim sendo, medidas são necessárias para resolver este impasse. Primeiramente, o Ministério da Educação (MEC), junto ao governo, deve criar e intensificar programas de difusão escolar que visem levar a educação básica ao áreas de maior criminalidade do país. Ademais, o Ministério de Trabalho também pode participar implantando escolas de capacitação gratuitas visando dar oportunidade ao jovem de concorrer no mercado de trabalho com a devida preparação exigida (Reestruture essa ideia) . Em suma, com esses dois projetos, a juventude marginalizada que antes via o mundo do crime como saída poderá escolher um futuro digno, baseado na formação acadêmica e profissional, o que beneficará não só a eles, mas também ao país, que irá colher o valor do jovem na sociedade.

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200