Ao longo da história da humanidade, (Sem vírgula) vários almirantes, tenentes e geógrafos acreditavam que dominaria o mundo a nação que subjugasse territórios alheios por via marítima, terrestre ou aérea. No século XXI, este poder perpassa pelo controle do espaço virtual e pela manipulação constante dos desejos e vontades humanas através da internet. Não é preciso, afinal, ir tão longe.
No tocante a questão, a maior rede social do mundo, o Facebook, envolveu-se recentemente em vazamento ilegal de informações dos seus usuários para empresa especializada em análise de dados, a Cambridge Analytica, a qual pode ter contribuído para eleger o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso porque uma gama de informações confidenciais foram acessadas e utilizadas de maneira a disponibilizar propagandas exclusivas a determinados perfis, levando em consideração o que pesquisavam com frequência, aonde iam, o que pensam, defendiam e desejariam a si mesmos. A privacidade, tão alardeada pelo Facebook, mostra-se não somente vazia de sentido quanto dúbia e perigosa em suas intenções. (Reestruture as ideias desse parágrafo de desenvolvimento. Articule mais os argumentos)
Num mundo tão conectado, marcado por relações cada vez mais efêmeras, como definem importantes intelectuais de nosso tempo, como o sociólogo britânico Zygmunt Bauman, faz-se crucial refletir acerca da autenticidade da personalidade e do comportamento humano frente às novas tecnologias, cuja sociedade moderna tem como um dos seus pilares construtores o consumo desmedido pelo inútil e passageiro, a exemplo dos tradicionais “memes” (Reformule essa discussão). É preciso, pois, pensar uma ética do indivíduo moderno em face de atualizações e fluidez características de um mundo em permanente (des/re) construção. Nesse sentido, faz-se necessário elaborar um modelo de educação voltada à reflexão de como utilizamos (Evite primeira pessoa) a internet e como esta pode nos ser prejudicial. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)
Assim, fundamental não somente refletir acerca do uso cotidiano que fazemos (Evite primeira pessoa) na internet, de modo a utilizá-la de maneira satisfatória e segura; como também pressionar governos e empresas – estas que têm cada vez mais influência na atualidade; vide o próprio Facebook – por medidas globais de proteção a dados sigilosos na internet, em respeito à individualidade e privacidade humana, que não se deve perder de vista após seu login nesse universo poderoso e ainda pouco explorado que é o espaço virtual. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Delimite e articule mais as discussões apresentadas ao longo do texto, para evitar a superficialidade e garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |