Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: O controle do mundo e a internet

Banco de Redações

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação enviada em 28/12/2018 00:12

PUBLICIDADE

Ao longo da história da humanidade, (Sem vírgula) vários almirantes, tenentes e geógrafos acreditavam que dominaria o mundo a nação que subjugasse territórios alheios por via marítima, terrestre ou aérea. No século XXI, este poder perpassa pelo controle do espaço virtual e pela manipulação constante dos desejos e vontades humanas através da internet. Não é preciso, afinal, ir tão longe. 

No tocante a questão, a maior rede social do mundo, o Facebook, envolveu-se recentemente em vazamento ilegal de informações dos seus usuários para empresa especializada em análise de dados, a Cambridge Analytica, a qual pode ter contribuído para eleger o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Isso porque uma gama de informações confidenciais foram acessadas e utilizadas de maneira a disponibilizar propagandas exclusivas a determinados perfis, levando em consideração o que pesquisavam com frequência, aonde iam, o que pensam, defendiam e desejariam a si mesmos. A privacidade, tão alardeada pelo Facebook, mostra-se não somente vazia de sentido quanto dúbia e perigosa em suas intenções.  (Reestruture as ideias desse parágrafo de desenvolvimento. Articule mais os argumentos)

Num mundo tão conectado, marcado por relações cada vez mais efêmeras, como definem importantes intelectuais de nosso tempo, como o sociólogo britânico Zygmunt Bauman, faz-se crucial refletir acerca da autenticidade da personalidade e do comportamento humano frente às novas tecnologias, cuja sociedade moderna tem como um dos seus pilares construtores o consumo desmedido pelo inútil e passageiro, a exemplo dos tradicionais “memes” (Reformule essa discussão). É preciso, pois, pensar uma ética do indivíduo moderno em face de atualizações e fluidez características de um mundo em permanente (des/re) construção. Nesse sentido, faz-se necessário elaborar um modelo de educação voltada à reflexão de como utilizamos (Evite primeira pessoa) a internet e como esta pode nos ser prejudicial. (Delimite e articule mais as ideias apresentadas)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim, fundamental não somente refletir acerca do uso cotidiano que fazemos (Evite primeira pessoa) na internet, de modo a utilizá-la de maneira satisfatória e segura; como também pressionar governos e empresas – estas que têm cada vez mais influência na atualidade; vide o próprio Facebook – por medidas globais de proteção a dados sigilosos na internet, em respeito à individualidade e privacidade humana, que não se deve perder de vista após seu login nesse universo poderoso e ainda pouco explorado que é o espaço virtual. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Delimite e articule mais as discussões apresentadas ao longo do texto, para evitar a superficialidade e garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola