Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Liberdade Condicionada

Banco de Redações

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação enviada em 17/12/2018 13:15

PUBLICIDADE

A rede de computadores, internet, que conecta usuários do mundo inteiro, trouxe uma nova página na história da humanidade. Através dela, pode-se conhecer pessoas e lugares, encontrar amigos, fazer negócios, assistir a vídeos e tantas outras atividades. É fato que sua presença na vida das pessoas está cada vez mais forte. Sabendo disso, os gigantes da internet, (Sem vírgula) enxergaram uma maneira de manipular o comportamento das pessoas criando mecanismos para aprisioná-las a eles. Quem tentar fugir a esse controle, pagará pela própria marginalização. (Reestruture as discussões apresentadas e desenvolva a tese)

Essa prisão, não é uma prisão física, mas uma prisão ideológica que determina as escolhas, os padrões e os comportamentos os quais deverão ser aceitos e seguidos. A falsa liberdade que o usuário pensa ter sobre esses fatores fica condicionada as manipulações que esses gigantes querem exercer nas pessoas. Vive-se em uma liberdade condicionada. (Discussões superficiais)

Para manter as pessoas nessa prisão, (Sem vírgula) são usados vários mecanismos, como por exemplo, o big data. Esse mecanismo atua minerando as diversas ações do usuário com intuito de identificar o que o satisfaz e de estimular a um certo comportamento. As informações geradas por esses "mineradores" são valiosas para esses "gigantes". Com essas informações, eles podem: influenciar nas escolhas; criar padrões de belo, da moda e de vida; e manipular o comportamento de seus consumidores. A internet está transformando o mundo que conhecemos em uma grande prisão ideológica. (Discussões superficiais. Explore mais as ideias)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Caso queira fugir desse controle (Evite esse tipo de construção), o indivíduo não terá muitas opções, pois acabará se excluindo, se marginalizando do resto da sociedade. Ou o indivíduo aceita a esse condicionamento ou deverá aceitar a sua marginalização. As atividades do dia a dia estão cada vez mais dependentes da internet, não aceitando as regras desses gigantes, a pessoa se isolará em um mundo paralelo. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)

Visto esses fatores, percebe-se que a internet apesar de apregoar a liberdade de seus usuários, manipula-os por meio desses mecanismos de controle dos dados e condiciona-os as regras de seu jogo de interesse. (Apresente a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Reveja as discussões apresentadas. Explore mais as ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     470


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola