- Banco de redações


Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Enviada em: 17/12/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O romance “1984”, do autor George Orwell, conta a história de um Estado totalitário fictício, cuja população sofre uma lavagem cerebral, mediante o uso de propagandas televisivas e de cartazes intimidadores. Fora da esfera literária, porém, a manipulação dos comportamentos individuais é uma triste realidade, a qual é corroborada principalmente pela internet. Desse contexto, infere-se que tal problemática advém da globalização e resulta na alienação social. 

Em primeiro ângulo, convém ressaltar o processo de diminuição de distâncias, propiciado pela internet, como impulsionador do impasse. Prova disso é a ascendente influência que a mídia internacional exerce sobre os brasileiros, ora pelo controle de dados, ora pela individualização das notícias veiculadas (Reestruture essa dicussão). Consequentemente, essas práticas possibilitam a revoltante manipulação dos usuários que, por sua vez, têm suas vidas e as suas rotinas invadidas. (Explore mais as ideias apresentadas)

Ademais, outra lastimável consequência do problema é a alienação dos cidadãos, que perdem o seu senso crítico posteriormente. Nesse sentido, já dizia Karl Marx que o controle da informação diária e da burocracia é uma peça fundamental na alienação de uma sociedade pós-industrial (Use aspas em citação). Logo, é inaceitável que exista um “absolutismo informacional” nos jornais, nos rádios e, especialmente, nas redes sociais, porquanto um dos direitos fundamentais da Constituição Federal é a liberdade de pensamento.

Destarte, faz-se necessário que o governo fomente a lucidez populacional quanto aos riscos da manipulação na internet. Para isso, o Ministério Público deve alertar a população sobre os perigos da exposição excessiva nesse âmbito, por meio de publicações nas redes sociais do órgão, as quais deverão contemplar “memes”, charges lúdicas e estatísticas tangentes à problemática, visando a abrangir todos os extratos sociais. Por conseguinte, a alienação social tornar-se-á sujeita ao fim e a globalização terá seus impactos amenizados, afastando, assim, o Brasil da assustadora ficção escrita por George Orwell. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


Explore mais as discussões que foram apresentadas ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200