Topo
pesquisar

Banco de Redações Título: Luta contra a manipulação

Banco de Redações

Tema: Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet

Redação enviada em 10/12/2018 14:48

PUBLICIDADE

É notório que a internet é peça fundamental para o acesso de conteúdos como vídeos, mensagem, pesquisas, entre outros. Além disso, ela consegue, por meio de algarismos e códigos, filtrar e transmitir ao usuário sugestões personalizadas de informações e páginas de sites. Entretanto, essa autonomia da internet com o uso dos dados pode trazer uma certa manipulação de conteúdo e uma falsa impressão de escolha. (Discussões pertinentes, no entanto precisam ser reestruturadas)

Convém ressaltar que a internet é um dos meios usados para a divulgação de marcas e produtos pelas empresas e, para conseguir uma maximização de desempenho, é usado o banco de dados dos usuários para divulgar o produto de acordo com as suas preferências. Essa atitude proporciona ao indivíduo uma falsa ideia de escolha (Vírgula) visto que ele está sendo induzido pela rede. Um exemplo disso são os anúncios localizados nos sites que são personalizados a partir de pesquisas anteriores. (As discussões precisam ser mais delimitadas e mais exploradas de modo a evitar um desenvolvimento superficial)

Analogamente, dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que mais de 80% dos jovens usam a internet para diversas finalidades como o envio de mensagem, recebimento de correio eletrônico e receber ligações de alguém (Reformule essa discussão). Além disso, a internet é usada como formadora de opinião e de gosto (Como assim?), visto que pessoas com consensos divergentes expõem seus pensamentos na rede, influenciando a vida do jovem. Dessa maneira, dos propostos à certa pessoa podem manipulá-la devido a falta de controle de informações. Pode-se tomar como exemplo a opinião distorcida que consumismo é algo bom. (Observe que há problemas na construção da argumentação. Reformule e explore mais as ideias no texto)

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Assim sendo, a internet é uma benéfica peça de pesquisa e de propagação de conteúdo. Contudo, pode-se tornar influenciadora de opinião e de manipulação do comportamento do usuário. Com o objetivo de tornar a internet mais segura para todos é necessário o uso consciente dessa ferramenta como também se vê necessário uma preocupação dos pais com o conteúdo oferecido ao seu filho (Ideia não explorada ao longo do texto). Deve-se ressaltar, através de palestras em escolas (Vírgula) a necessidade do uso consciente e formas de prevenção contra a manipulação na rede. E é imprenscíndivel haver uma maior transparência dos sites e aplicativos com o uso dos dados do usuário. Dessa maneira será possível combater a manipulação a internet. (Desenvolvimento superficial da proposta. Reestruture)
 

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas para garantir a progressão de sentido no texo. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 20
Nível 2 Nota 50
Nível 3 Nota 100
Nível 4 Nota 150
Nível 5 Nota 200


BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES
  • SIGA O BRASIL ESCOLA
Educador Brasil Escola