Desafios dos indígenas no Brasil - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 21/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

No Brasil, as discussões acerca dos desafios que os povos indígenas enfrentam oportunizam reflexões sobre o desrespeito à cultura e aos costumes indígenas. Nessa perspectiva, cabe ao poder público, em parceria com instituições de proteção ao índio, encontrar soluções que viabilizem a dignidade e o pleno exercício dos direitos dessa população. (Explore mais as discussões no parágrafo de introdução. Apresente a tese) 

Um dos aspectos que confirmam a falta de respeito a esses povos remonta a época do descobrimento do Brasil. Quando os portugueses chegaram ao país, implantaram o sistema colonial em que os índios foram transformados em escravos agrícolas, tiveram suas terras tomadas e foram obrigados a ser catequizados. Isso evidencia que desde os primórdios (Evite expressões clichês) eles tiveram seus costumes e sua cultura violados. (Discussões superficiais. Reestruture)

Outro fator que corrobora essa realidade desrespeitosa é o fato de, atualmente - apesar de alguns avanços -, os povos indígenas ainda terem de lutar pelo direito de permanência em suas terras e contra aqueles que querem separá-los de suas tradições. Como exemplo disso, observa-se, no contexto político, a bancada ruralista que defende a exploração de territórios indígenas e tenta postergar a demarcação desses territórios. (Discussões superficiais) 

O Estatuto do Índio garante aos índios a posse permanente de suas terras e o usufruto exclusivo delas. A Constituição Federal de 1988 ratifica tais direitos ao garantir a autonomia desses povos. Além disso, a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) protege e promove esses direitos. Isso sugere que apenas essas garantias na legislação brasileira não têm sido suficientes para assegurar que esse estrato da população vida de acordo com seus costumes. (Explore mais as discussões)

Dessa forma, as implicações a respeito dos desafios que os índios enfrentam no Brasil não podem ser desconsideradas. O Poder Público (Vírgula) junto com a Funai (Vírgula) deve trabalhar em prol de agilizar a demarcação de terras indígenas para que esses povos possam vivenciar sua cultura e suas tradições. (Reestruture e desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões tem de ser mais exploradas no texto, de modo a evitar a superficialidade.Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200