- Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 08/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Com a chegada dos portugueses no Brasil, a população indígena sofreu uma grande redução. Elas se deram devido à doenças, conflitos e trabalhos forçados. Mais de 500 anos depois os problemas ainda persistem. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

É comum fazendeiros quererem aumentar a produção agrícola ou pecuária. Eles possuem uma área determinada para isso, mas muitos deles resolvem expandir seus territórios, ilegalmente, invadindo áreas de demarcações indígenas. Não é raro notícias que envolvam conflitos entre índios e fazendeiros ou garimpeiros. (Reveja e explore mais a discussão no texto)

Membros das tribos sofrem preconceitos no meio social, isso ocorre porque a população, pelo menos uma a maioria, não conhece a cultura e costumes das tribos. Isso é ruim para os indígenas, pois devido à dificuldades, (Sem vírgula) muitos precisam ir à hospitais, (Sem vírgula) onde o atendimento é negado, ou procurar empregos nas grandes cidades, alguns ocultam informações pessoais por medo e facilitar contratação, e não conseguem (Reestruture essa discussão).

Portanto (Sem vírgula) é necessário a quebra do preconceito, começando nas escolas transmitindo informações sobre suas histórias e costumes e promover aos estudantes a interação com essas culturas. Como o exército atua no norte do país no combate ao tráfico e outros atos ilícitos, os mesmos (Use somente quando houer ideia de igualdade) podem atuar na proteção indígena. E políticas de valorização do trabalho realizados por eles, para que possam obter mais renda. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser reestruturadas e mais exploradas ao longo do texto, de modo a evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200