Atrás do muro também tem gente - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 20/05/2009

Status:

Corrigida
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 Hoje em dia o crime organizado já não é nenhuma novidade,as pessoas já conhecem e tem certa noção do problema do tráfico de drogas,a violência e falta de conscientização  no país e principalmente o das favelas.

 O governo tem por função resolver e propor idéias que venham a resolver os problemas que mais aflingem a população,diante disso o governo impõe seus projetos,como o de construções de muros cercando essas favelas para que a violência e desorganização ali presentes não afetem o restante da população vizinha.

A construçãos desses muros não é uma resolução completa do problema, já que na favela não mora somente criminosos,viciados e traficantes.Ali também moram pessoas que apesar de não terem a melhor cultura e o maior conhecimento também merecem respeito.Para eles a construção do muro é quase um insulto,considerando que o dinheiro gasto com o muro poderia ter sido usado para levar educação a essas pessoas carentes.

Na história antiga já haviam sido construidos outros muros,com a intenção de resolver problemas gerados pela sociedade,e apesar dessa idéia não ter levado à reais soluções e terem falhado na sua missão, o governo brasileiro ainda assim espera que os muros venham trazer algum resultado positivo.

Essa nova construção na verdade é uma vergonha já que não resolve o problema, e só adia questões que deveriam ser bem  avaliadas pelo governo.

A questão dos muros, não trará bons resultados, já que as pessoas se revoltam quando idéias como essas geram perguntas como : "o dinheiro gasto na construção dos muros foi bem investido? " ou "os habitantes da favela são valorizados perante o governo ?" , questionamentos como esses só geram indignação e revolta das pessoas que supostamente estão  'atrás' do muro .

Comentários do corretor


1: Um bom texto deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão, sendo estes elementos compostos por parágrafos completos e bem dispostos. Sua redação falha quanto à introdução e à conclusão, fazendo com que você perca valiosos pontos na hora da correção. Tente observar melhor essa estrutura e desenvolva suas ideias de maneira mais completa.

2: Cuidado com o uso dos pronomes. Quando você utiliza "essas favelas", "desses muros", deve ser específico, retomando um termo ou ideia anteriormente ditos. Não pressuponha que o leitor sabe sobre o que você está falando. Seja sempre preciso em suas informações.

3: Que problema? Mais uma vez, tente ser específico sobre o assunto que você trata. Se você cita um problema, deve desenvolver esse raciocínio, informando corretamente sobre o que se trata.

4: Fique atento para os problemas de concordância, pois é um quesito valioso para correção de seu texto. É um elemento de coesão que influencia bastante no entendimento e avaliação da sua redação.

5: Cuidado com a palavra cultura, pois ela não pode ser quantificada. Todos possuímos cultura, a diferença é a maneira de enxergá-la. Sendo assim, procure evitar esse tipo de julgamento, pois ele nada favorece a compreensão de seu texto.

6: Trata-se de um problema localizado no Rio de Janeiro, então, trata-se do governo carioca.

7: Fique atento para as expressões que utiliza em seu texto. História Antiga é um outro período, diferente daquele citado na coletânea e levantado por você em seu texto.


Avaliação Geral: Seu texto apresenta vários equívocos em sua estrutura, o que prejudica o desenvolvimento de suas ideias e também a compreensão do leitor sobre o seu ponto de vista. Fique atento ao vocabulário e às questões de gramática e ortografia, pois são aspectos cujos erros contam valiosos pontos na correção de sua avaliação. Continue praticando para suprimir esses problemas.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 0.5
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 2.5


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente