Minoria esquecida: Uma luta por reconhecimento - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 02/11/2018

Status:

Corrigida
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O descobrimento do Brasil no século XV, e sua posterior colonização pelo homem europeu, acarretaram acarretou na escravidão e massacre indígena e de sua cultura, desprezada pelo homem branco (Reestruture essa ideia). Hoje o indígena é visto como um selvagem imaculado e cria-se reservas para isolá-los do contato metropolitano, mesmo com o fato ignorado de que eles são humanos e de que não precisam continuar a viver em condições precárias, suscetíveis a doenças e aparte à parte da globalização e de seus benefícios. (Reveja e reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Os indígenas (Vírgula) a partir do contato europeu, passaram por significativas mudanças, sua existência foi considerada primitiva, e precisavam ser salvos ao mando do Senhor, na concepção colonizadora (Reestruture essa discussão). Então, no processo de catequese, é iniciado um programa de assimilação cultural nos moldes do cristianismo europeu, paralelo a extração de recursos naturais para a metrópole lusitana, ao passo que um genocídio se desenvolvia na população indígena. Esse avanço gradual do litoral se expandindo ao interior é guiado pelos bandeirantes, que a procura de riquezas e índios para escravidão, (Sem vírgula) remodelam as fronteiras brasileiras, quebrando o tratado de Tordesilhas com a potência ibérica. (Apenas expõe, não argumenta. Reformule)

Esse rentável comércio por forças de trabalho foi finalizado em 1750, quando a Coroa proíbe seu uso, especialmente pela pressão do clero, em detrimento da mão de obra escrava africana (Reestruture). O índio nos anos posteriores é idealizado pelo movimento literário do romantismo e pelo bom-selvagem de Rousseau, que influencia a perspectiva da sociedade até os dias atuais. Atualmente o índio é visto como um empecilho, ídolo imaculado e primitivo do homem, mas esquece-se se equece que são humanos e que possuem necessidades e ambições, com fraca participação política e assistindo passíveis ao avanço agropecuário e ao desmatamento. (Reformule essas discussões)

Para representar essa população tão intrínseca com a história brasileira, deve-se dar maior participação política e oportunidades de formação acadêmica e tecnológica por meio de um programa governamental em conjunto à instituições educacionais, assim como as de formação superior, sendo elas privadas ou não, associado a assessorias da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), para adequar o programa às realidades locais e a diversidade cultural. Um programa regido pelos Estados da União que criaria gerações de índios integrados a política e as informações, acabando com um processo arrastado de segregação social. (Proposta superficial. Reformule)

Comentários do corretor


As discussões não foram exploradas no texto, logo estão limitadas. Reestruture as ideias apresentadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200