Ìndio: o dilema do século XXI no Brasil - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 02/11/2018

Status:

Corrigida
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Com a chegada dos povos europeus à América, se promoveu promoveu-se um clássico exemplo de eurocentrismo que se repercutiu pela exploração das terras, escravidão dos nativos (Vírgula) assim como seu massacre quando conveniente por parte dos conquistadores. Estes eventos ocorreram no século XVI, porém ainda temos como pauta o desrespeito ao indígena e de sua área de vivência no século XXI, cabendo salientar suas contribuições, seu desafio atual. (Reestruture e explore mais as discussões que serão retomadas ao longo do texto)

Os jesuítas consideravam os indíos como “gentis” no sentido de serem almas que precisavam ser catequisadas e ensinadas os valores cristãos para se tornarem indivíduos, ignorando todo o conjunto de crenças, culturas, línguas que aqueles diversos povos tinham e construíram ao longo de sua história, sendo tão desmerecida que muito se perdeu de seus antigos costumes (Vírgula) já que sua tradição era passada oralmente. Felizmente (Vírgula) há estudiosos que por meio da tecnologia e pesquisa revivem estes traços culturais permitindo que estes conhecimentos não entrem em extinção, já que são importantíssimos para o entendimento de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) identidade nacional. A designação de lugares e várias palavras de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) vocabulário são provenientes de idiomas indígenas, (Sem vírgula) e em vários momentos a literatura recorreu aos costumes indígenas como matéria prima de sua arte, como ocorreu no Romantismo e Modernismo. (Delimite os argumentos e explore mais, pois está superficial)

A promulgação dos Diretos Humanos, (Sem vírgula) afirma que todos tem direito à moradia, assim como a propriedade privada, o índio mesmo que não esteja inserido na sociedade da mesma maneira (Reveja essa construção), ele tem os mesmo direitos independente de seu estilo de vida, como diz a Constituição: “ a justiça não faz diferença dos incluídos dos excluídos da sociedade”, então o Estado deve promover a segurança destes para que suas propriedades sejam preservadas e que a expansão da fronteira agraria não ultrapasse seus limites. Como dito por Rousseau (Vírgula) o início dos conflitos na sociedade se teve com a determinação da propriedade privada, porém o que temos (Evite ideia de primeira pessoa) no caso é um desconhecimento de propriedade privada do índio, tendo que brigar com latifundiários e se por sempre em alerta para manter suas terras em segurança (Reformule)(Reveja as ideias apresentadas nesse parágrafo. Delimite e explore mais os argumentos)

Portanto (Vírgula) cabe ao Estado, a implantação de leis mais rígidas em relação a invasão de propriedade indígenas, leis que favoreçam e legitimem a terra indígena, cabendo também ao índio o livre direito sobre esta propriedade como qualquer outro cidadão, e os infratores deste direito sua devida punição (Problemas na construção de sentido) como exige a constituição. Espera-se com essa medida que ocorra a diminuição das invasões e valorização do índio como cidadão. “Justiça não é dar a todos a mesma coisa, é dar a todos o que lhe é necessário” , de acordo com Rick Riordan, deste modo o que é necessário ao índio é a proteção de sua terra, seus costumes e sua dignidade como ser humano. (Reveja a proposta de intervenção, uma vez que está superficial)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes ao tema, porém estão limitadas. Explore mais os elementos apresentados, delimite as discussões. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200