Dificuldade de uma minoria - Banco de redações


Os desafios dos povos indígenas no Brasil

Enviada em: 01/11/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil por ser um território grande é muito miscigenado muitos povos juntos pra para formar um país com culturas, línguas, culinárias, religião diferentes por uma parte é bom mais agregação para uma sociedade por outro lado existem as pessoas que discordam com as diferenças, (Sem vírgula) têm preconceitos e dificuldades em abraçar o que não é igual a si, precisam a aceitar e respeitar para terem uma convivência adequada. (Reestruture as discussões desse parágrafo. Observe a necessidade do uso da pontuação. Apresente a tese)

Uns dos primeiros que sofrem por terem "essa condição" imposta são os povos indígenas, (Sem vírgula) que ficam limitados ao seu espaço por possuírem características próprias de uma etnia que é desrespeitada convivendo em conflitos constantes com uma parcela da sociedade que não respeita o lugar onde vivem, querendo extrair o máximo qualquer recurso de tenha na amazônia (Reformue essa construção), como os madeireiros destruindo as árvores e solo onde elas permanecem para exportar para fora do país na fabricação de móveis entre outros pra para lucrarem em cima da infelicidade deles, outro exemplo é o garimpo feito de forma ilegal através da mineração extrair pedras preciosas usando o mercúrio que é extremamente contaminante destrói as águas e qualquer forma de vida lá, que por consequentemente atinge os índios delimitando a usarem a qualquer recurso da terra. Pessoas precisam compreender a gravidade do problema afeta todos sem exceção de ninguém, somos (Evite ideia de primeira pessoa) filhos da terra devemos proteger e cuidar de forma consciente. (Reestruture as ideias apresentadas. Reformule as contruções. Delimite as ideias e explore mais no texto)

Uma das maneiras de combater esses problemas é inserir palestra na população conscientizando a preservação da mata e flora e de sobrevivem lá, debater com esses povos sobre o que pesam e que fazer para melhorarem seu ponto de vista e possivelmente implantar politica que aumenta os direitos deles é saber como pode usar os recursos de maneira sustentável a exploração sem precisar de destruir (Reestruture essa construção). Apesar que com o Estatuto dos Povos Indígenas foi feito mas até hoje está parado na justiça esperando a votação se pode ser implantada o que minimizam muito qualquer esperança de uma povo reprimido sedento de atenção voltada ao seu problema esperando uma resposta prudente do governantes. (Reformule a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões e o tema, pois as ideias estão desenvolvidas superficialmente. Reveja elementos coesivos para melhorar a construção de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     400


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200