Desde o "descobrimento" do Brasil, a cultura e patrimônio histórico sofrem demasiadamente o descaso da pátria amada. Sem passado não existiria presente, quem dirá futuro. (Reformule as discussões iniciais. Apresente a tese)
A suma importância dos museus nacionais é vísível (Vírgula) porém pouco famigerado. Os filhos deste solo perdem as raízes pela falta de interesse em conhecê-las. (Não compreende a estrutura do texto)
Acredita-se que fatos ocorridos e registrado como ossos, monumentos, escrituras, podem explicar grande parte do que está decorrendo no momento. (Não compreende a estrutura do texto)
Diante disso (Vírgula) o abandono e indiferença para com a história prevalece. (Não compreende a estrutura do texto)
Outro fator agravante é a falta de atenção do governo diante de tal problema. (Não compreende a estrutura do texto)
É direito do cidadão ter acesso à educação e (Vírgula) história e entender episódios transcorridos para compreensão da atualidade. (Não compreende a estrutua do texto)
A resolução desse impasse pode ser obtida através de programas de governo juntamente com ministros da cultura e educação, projetos para investimento financeiro nessa área podem salvar completamente o patrimônio brasileiro (Vírgula) combatendo catástrofes que apagam marcas conquistadas com esforço e luta de ancestrais. (Reformule as discussões)
Não sendo dever apenas do governo (Vírgula) mas de toda a comunidade buscar conhecimentos históricos e valorizar seus patrimônios. (Não compreende a estrutura do texto)
Comentários do corretor
Reformule as ideias apresentadas ao longo do texto. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 20 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 20 | Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 240 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |