O patrimônio histórico é o conjunto de todas as obras que fazem parte da cultura do país, e que muitas vezes remonta períodos, situações, (Sem vírgula) e conquistas do passado. Infelizmente, no Brasil, ele não é tão valorizado e é frequentemente vandalizado. (Reestruture as ideias apresentadas. Articule mais as discussões)
Muitas obras do patrimônio histórico ficam expostas nas ruas, sendo facilmente alvo de vandalismo daqueles que não entendem a importância de ter acesso a elas, tais obras que representam nossa (Evite ideia de primeira pessoa) história cultural ou até social. (Reestruture as discussões)
Recentemente, várias obras foram danificadas de uma forma ainda mais triste, por meio de um incêndio ocorrido no Museu Nacional do Rio de Janeiro, onde estava localizado, por exemplo, Luzia, o crânio mais antigo do país. Felizmente, tal obra foi encontrada pouco danificada , porém 90% do patrimônio histórico daquele museu, foi destruído. (Reestruture as discussões. Articule mais as ideias)
Ver a destruição de obras tão importantes do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, (Sem vírgula) causa tristeza e indignação a grande parte da população e percebe-se que parte da história é destruída junto a elas. Por isso, o governo (Vírgula) juntamente com o Ministério da Cultura e as equipes de segurança pública, deveriam promover mais segurança para as obras do patrimônio histórico, (Sem vírgula) com a vigilância de obras localizadas na rua, (Sem vírgula) e manutenção constante da estrutura dos museus, para que sejam evitados problemas como o vandalismo e incêndios como o relatado. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Apresente e articule mais as ideias ao longo do texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |