- Banco de redações


Por que valorizar o patrimônio histórico?

Enviada em: 18/10/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Museu do Louvre é o maior museu de arte do mundo (Vírgula) e também o mais visitado. Sendo um monumento histórico em Paris, e um marco central na cidade, localizado no Palácio do Louvre, construído como uma fortaleza no final do século XII ao XIII sob o reinado de Felipe II, localizado as margens à direita do rio Sena. Durante a Revolução Francesa, a Assembleia Nacional Constituinte decretou que o Louvre deveria ser usado como um museu para exibir as obras primas da nação. O museu foi crescendo cada vez mais por intermédio de doações de antiguidades egípcias, gregas, artes islâmicas, artes decorativas, desenhos, impressões e pinturas. Tornando-se, necessários muitos investimentos financeiros para a manutenção do mesmo (Use somente quando houver ideia de igualdade), mas, por que investir na preservação de um museu? 

Porque nele reside a história de vários povos. Mediante ao patrimônio material que são as construções, obeliscos, esculturas, museológico e acervos documentais é possível entrar em contato com a cultura de um povo. Portanto é estritamente importante a preservação do patrimônio cultural (Vírgula) pois, (Sem vírgula) nele é possível refletir e então compreender o passado de uma civilização. Cada geração que entra em contato com o museu tem a oportunidade de criar novas pesquisas a partir de um objeto documentado ou da coleção de um erário. Logo, é um espaço ideal para estimular a curiosidade, debates, promover a socialização e os princípios da cidadania, e colaborar para a sustentabilidade das transformações culturais. (Delimite o argumento e explore mais as discussões)

No entanto, no 02 de setembro de 2018 (Vírgula) no Rio de Janeiro, um incêndio destruiu o bicentenário Museu Nacional, que antes de tornar-se uma instituição de pesquisa, em 1892, foi ocupado pela família real, entre 1808 e 1889. Levando a ruínas a coleção de 20 milhões de itens do museu, abarcado do Brasil pré-histórico ao período monárquico, além dos inúmeros artefatos de diversas culturas do mundo. Sendo uma perda inestimável não somente para a população brasileira, mas mundial, visto que milhares de pessoas ainda não tinham tido a oportunidade de conhecer o museu e agora muitas outras não terão. (Apenas apresenta informações, não articula para construir argumentos)

Torna-se, evidente (Vírgula) após o incidente com Museu no Rio de Janeiro (Vírgula) a necessidade de investimentos por meio dos governantes que visem a proteção a esses monumentos históricos por meio (Use construções sinônimas) de fiscalizações nas instalações elétricas, verificação nas condições na estruturais e reformas quando necessárias, para que outros incidentes como esse não venham ocorrer. Também é necessária uma maior valorização dos museus no Brasil, investimento em publicidade por intermédio de propagandas que mostrem as riquezas culturais do Brasil, assim possibilitando um maior fluxo turístico, aumentando a economia do país e possibilitando que a população tenha maiores oportunidade de conhecer a diversidade cultural brasileira. (Proposta superficial)




 

Comentários do corretor


Articule mais as informações que foram apresentadas ao longo do texto para evitar a superficialidade. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     700


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200