Extinção de Identidade - Banco de redações


Por que valorizar o patrimônio histórico?

Enviada em: 18/10/2018

Status:

Corrigida
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De um lado o abandono, descaso e destruição de todo um patrimônio histórico. Do outro estádios maravilhosos, excesso de investimentos dispensáveis e verbas desviadas. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Tragédia, esse é o adjetivo (É um substantivo) que melhor caracteriza os efeitos causados por um incêndio que destruiu toda a memória de um país, a perda é irreparável, tudo aquilo que foi construído ao longo dos anos, hoje só existe em fotografias ou nos restos de cinzas provocadas pelo fogo. (Desenvolvimento limitado. Reestruture e explore mais as discussões)

Que a identidade da história de uma nação se perdeu por entre as chamas isso não é novidade (Evite esse tipo de construção), mas como um país feito o Brasil, com grande diversidade na fauna e na flora, ter a Amazônia como a maior floresta tropical do mundo, uma terra abundante e fértil, deixou-se negar pelas aparências e provocar um absurdo escândalo como tal? É fácil de explicar... (Evite esse tipo de construção. Reformule e explore mais as ideias, pois não dizem respeito ao tema)

Ano 2014, sede de Copa do Mundo em terras brasileiras, altos investimentos foram gastos em reformas de estádios, que por via das dúvidas ainda estavam em perfeitas condições para uso. Gastos elevadíssimos na construção de um metrô “trem- bala”, para uso principalmente de gringos que viriam para acompanhar os jogos, como de fato, obra não concluída. Além de outros fatores como desvios de impostos e verbas públicas, vulgo lava - jato. (Reformule as ideias apresentadas nesse parágrafo)

Acreditar que possamos (Evite primeira pessoa) ser vítimas de catástrofes naturais é aceitável, agora de infraestrutura mal administrada? Seria cômico se não fosse trágico. O governo por sua vez não é vítima, é responsável, seria importante que ele criasse elo com a sociedade e se disponibilizasse a criar recursos para reformas de prédios em condições precárias, promover maiores seguranças na vigília destes museus prevenindo ataques de furtos ou até mesmo depredação da instituição e se aliar aos alunos e escolas que são dependentes destes locais para ensino, trazendo por meio da educação a importância da preservação cultural. (Reformule as discussões do parágrafo de introdução. Desenvolva a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reveja e reformule as ideias apresentadas ao longo do texto. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200