O patrimônio histórico de uma nação é de suma importância para suas futuras gerações. O que torna necessária a valorização e a preservação de todo esse patrimônio. No entanto, nem sempre é o que acontece (Vírgula) e quando acontece o é de maneira ineficiente. (Desenvolvimento limitado do parágrafo de introdução)
Patrimônio histórico é todo bem construído ou produzido por gerações passadas e que sobreviveram ao tempo, (Sem vírgula) e servem como fonte de pesquisa e preservação cultural para as gerações futuras. Nesse sentindo, pode-se citar o Centro Histórico de Olinda (PE), o Pelourinho (BA), outros locais históricos do país além dos inúmeros Museus e Institutos espalhados pelo país que abrigam a essas herdades. A importância desse legado histórico reside no fato de que ele constrói nas gerações posteriores a sensação de pertencimento a uma cultura, história ou lugar. Além de fornecer impressões sobre o modo de vida dos seus antepassados. (Delimite e explore mais o argumento)
Há diante disso a necessidade de valorização e preservação de tal herança para que ela não se perca. Valorizar a herdade histórica de um país é permitir que os povos e sociedades que a formaram possam continuar vivos na lembrança das futuras gerações e contribuindo para que essas gerações aprendam os conhecimentos herdados para uma maior evolução da humanidade. (Desenvolvimento limitado)
Contudo (Vírgula) valorizar e preservar o patrimônio histórico nem sempre é algo executado, e quando é feito (Vírgula) é feito de maneira ineficiente, visto que no Brasil nos últimos 10 anos o fogo dizimou ao menos 8 prédios com tesouros históricos, culturais e científicos brasileiros , entre os quais está o recente incêndio no Museu Nacional do Rio de Janeiro, que teve destruído um acervo irrecuperável importantíssimo para o país e para o mundo; (Vírgula) além de ver parte de sua arquitetura (antiga residência da família real Portuguesa) destruída, (Sem vírgula) devido a negligência das politicas públicas.
O Estado deveria (Observe a conjugação verbal) zelar por tudo aquilo que caracteriza sua nação, investindo e valorizando sua história, mas não o fez, não adotou medidas até certo ponto simples como a restauração desses prédios que abrigavam essas heranças, não adotou medidas de segurança tais como portas corta-fogo e detectores de fumaça, adotar essas medidas seria valorizar e preservar seu passado. (Reestruture as discussões)
Dessa forma (Vírgula) a importância de valorizar a herança histórica e cultural está no fato de que todo ser humano sempre precisou de um passado para garantir suas impressões e ações do futuro, e por isso deixar que o patrimônio histórico e cultural de um país se perca é tirar a oportunidade das gerações futuras fazerem o resgate de seu passado. E isso é infinitamente triste (Evite esse tipo de construção), pois uma nação sem patrimônio histórico é como um homem sem memória. (Apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto, sobretudo a desenvolvimento e conclusão. Além disso, lembre-se de que há um limite de 30 linhas para produzir o texto. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |