O Brasil possui inúmeros museus, sendo estes possuidores de um vasto acervo científico, histórico e cultural. Para tanto é de suma importância que passem por manutenções e restaurações, para que sejam preservados. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)
Segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) o Brasil possui cerca de três mil museus e parte de toda a história, ciência e cultura que o Brasil e o mundo tem conhecimento nos dias de hoje são provenientes dos inúmeros fósseis, livros, quadros que os corredores desses patrimônios detêm. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)
Por isso é necessário que esses patrimônios históricos sejam valorizados, sendo assim, passando por reestruturações, manutenções nas partes elétricas e onde existem focos de infiltrações e etc., pois esses museus possuem muitos anos, onde a falta de sistemas de segurança e proteção mais bem projetados e a falta de reparos aos danos adquiridos ao longo dos anos podem levar a consequências trágicas (Vírgula) como no Museu Nacional do Rio de Janeiro que sofreu incêndio no dia 2 de setembro de 2018 por falta de infraestrutura adequada a sua preservação (Vírgula) levando a destruição de fatos importantíssimos de eras passadas à sociedade atual. (Desenvolvimento superficial)
Portanto é dever do Estado e de iniciativas privadas (Reveja essa ideia) investir em práticas de segurança mais bem projetadas como, por exemplo, agentes de segurança treinados para combater incêndios sempre presentes no local, extratores de fumaça, portas corta-fogo e divisória nas escadas para evitar que o fogo se alastre, além de outras medidas para proteger o legado que estes patrimônios possuem e que não somente promovem informação aos membros do próprio país, mas que também profere conhecimento a outras nações. O descaso com a preservação desses domínios é uma displicência com a geração futura e com os meios científicos que por pouco-caso pouco caso do governo e de empresas pode jamais vir tomar ciência de fatos que deram alusão ao progresso cultural, cívico e científico de hoje. (Reformule a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas a longo do texto precisam ser reestruturadas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |