Patrimônios Históricos: Donos do progresso histórico, científico e cultural. - Banco de redações


Por que valorizar o patrimônio histórico?

Enviada em: 18/10/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil possui inúmeros museus, sendo estes possuidores de um vasto acervo científico, histórico e cultural. Para tanto é de suma importância que passem por manutenções e restaurações, para que sejam preservados. (Explore mais as discussões do parágrafo de introdução. Apresente a tese)

Segundo o IBGE (Instituto brasileiro de geografia e estatística) o Brasil possui cerca de três mil museus e parte de toda a história, ciência e cultura que o Brasil e o mundo tem conhecimento nos dias de hoje são provenientes dos inúmeros fósseis, livros, quadros que os corredores desses patrimônios detêm. (Desenvolvimento superficial. Reestruture)

Por isso é necessário que esses patrimônios históricos sejam valorizados, sendo assim, passando por reestruturações, manutenções nas partes elétricas e onde existem focos de infiltrações e etc., pois esses museus possuem muitos anos, onde a falta de sistemas de segurança e proteção mais bem projetados e a falta de reparos aos danos adquiridos ao longo dos anos podem levar a consequências trágicas (Vírgula) como no Museu Nacional do Rio de Janeiro que sofreu incêndio no dia 2 de setembro de 2018 por falta de infraestrutura adequada a sua preservação (Vírgula) levando a destruição de fatos importantíssimos de eras passadas à sociedade atual. (Desenvolvimento superficial)

Portanto é dever do Estado e de iniciativas privadas (Reveja essa ideia) investir em práticas de segurança mais bem projetadas como, por exemplo, agentes de segurança treinados para combater incêndios sempre presentes no local, extratores de fumaça, portas corta-fogo e divisória nas escadas para evitar que o fogo se alastre, além de outras medidas para proteger o legado que estes patrimônios possuem e que não somente promovem informação aos membros do próprio país, mas que também profere conhecimento a outras nações. O descaso com a preservação desses domínios é uma displicência com a geração futura e com os meios científicos que por pouco-caso pouco caso do governo e de empresas pode jamais vir tomar ciência de fatos que deram alusão ao progresso cultural, cívico e científico de hoje. (Reformule a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas a longo do texto precisam ser reestruturadas para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200