Thomas Hobbes, filósofo contractualista, afirmou em sua obra (Qual?) que é dever do Estado garantir a ordem e os direitos de todos os cidadãos. Nos dias vigentes, existe um descaso com os patrimônios públicos brasileiros, um exemplo, (Sem vígula) é o incêndio que aconteceu no museu do Rio de Janeiro (Vírgula) que ocorreu por falta de verbas para reformas. Nesse contexto, se mostra nítido a violação de uma prerrogativa da população, visto que, (Sem vírgula) a falta de investimentos destinados aos patrimônios históricos transgride o significado de bem-estar social, já que, (Sem vírgula) o acesso à cultura e lazer dos indivíduos são dificultados.
A valorização dos espaços públicos tombados como históricos, (Sem vírgula) são de extrema importância para a identidade nacional dos cidadãos. Neles se encontram o processo pelo qual os sujeitos da sociedade vigente costumam se comportar, como, (Sem vírgula) o fato da alimentação brasileira ser composta por vegetais que eram a base da dieta dos indígenas, por exemplo, a mandioca. Portanto, a preservação das heranças das sociedades do passado devem ser conservadas e atribuídos os recursos necessários para sua manutenção e garantia do livre acesso da população. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)
Além, (Sem vírgula) do conhecimento das civilizações antepassadas e seus costumes, os patrimônios históricos são de extrema importância para o desenvolvimento das ciências naturais. Os fósseis que hoje exibidos em museus, (Sem vírgula) tiveram teve uma grande contribuição para o descobrimento de diversas espécies datadas a há milhões de anos atrás (Redundância), o que implica nos esclarecimentos de questões, (Sem vírgula) no qual, que (Sem vírgula) ajudam a entender como o ser humano evoluiu até os dias vigentes. Assim é imprescindível que a manutenção das heranças históricas sejam protegidas, pois carregam grandes fundamentos que corroboram com as questões de origem e comportamentos culturais de uma sociedade. (Delimite e explore mais as discussões. Desenvolvimento superficial)
Destarte, é necessário que o Estado invista com mais frequência nas heranças públicas. Esses investimentos devem contar com a ajuda da iniciativa privada que em troca de abono fiscal, (Sem vírgula) façam ações que conservem e possibilite o livre acesso da população aos patrimônios culturais, com o intuito de fornecer a sociedade conhecimento e noções das causas comportamentais dos indivíduos. Ademais, julga-se essencial a conscientização dos cidadãos da importância de visitar e valorizar os museus e locais de cunho histórico, assim haverá uma ascensão das heranças antepassadas. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Evite uma abordagem superficial das discussões. Continue exercitando a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 150 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |