Patrimônios históricos representam o passado de nossa (Evite primeira pessoa) nação, de nossa história como sociedade e de nosso desenvolvimento. São construções que revelam as condições, em diversas instâncias, de um determinado período histórico, como político e social, é algo deixado para gerações futuras, um bem inalienável e hereditário que deve ser valorizado. (Explore mais as discussões no parágrafo de introdução)
Esses patrimônios não são apenas bens materiais, representam nossa (Evite primeira pessoa) cultura e identidade como nação, desde os primeiros estabelecimentos humanos até nossos (Evite ideia de primeira pessoa) palácios e monumentos, para não esquecermos (Evite primeira pessoa) do que nossos antepassados tiveram que passar para estarmos (Evite primeira pessoa) aqui, lembranças de feitos militares, turbulência política, movimentos sociais e personificações religiosas, (Sem vírgula) que caracterizam nossos costumes e cultura. (Discussões superficiais. Reestruture)
Mas também não são apenas resquícios do passado, mas símbolo de progresso e de valorização de nossa (Evite primeira pessoa) cultura, a representação máxima de quem somos e de toda nossa (Evite ideia de primeira pessoa) variedade e miscigenação cultural. Igrejas, praças, palácios, construções de nossos (Evite ideia de primeira pessoa) tempos de colonização, monarquia, Império, República e ditaduras, assim como as mudanças de nossas (Evite primeira pessoa) capitais, centros históricos e da valorização da memória e significado de nossas grandes personalidades, que influenciaram em nossa (Evite primeira pessoa) sociedade, e das lembranças dos crimes cometidos na escravidão, do processo de nossa independência, de nossas guerras e movimentos pela igualdade, estão todos eternizados em patrimônios. (Discussão superficial)
É uma profunda lástima perder tais memórias (Evite esse tipo de construção), assim como aconteceu com o Museu Nacional, um centro histórico de pesquisa científica, itens de valores culturais latino-americanos inestimáveis e científicos, como o estudo de nosso passado pré-histórico, da colonização das Américas, da taxonomia de espécies extintas e de exemplares de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) cultura indígena, (Sem vírgula) foram perdidos, o museu de nossa (Evite primeira pessa) nação, (Sem vírgula) foi perdido, assim como cerca de duzentos anos de nossa história, pois não lhe foi dado a devida atenção e mérito. (Discussões superficiais)
Incentivar o turismo por meio de propagandas para a conscientização do da população, (Sem vírgula) e incentivos monetários pelo Estado, e um plano de digitalização do acervo e modernização estrutural dos museus e patrimônios pelo Ministério da Cultura, (Sem vírgula) deve ser feito, (Sem vírgula) utilizando o dinheiro público com eficiência e responsabilidade, para evitarmos (Evite primeira pessoa) futuras lástimas e perdas de nossa (Evite ideia de primeira pessoa) história, e por conseguinte, (Sem vírgula) de nosso (Evite ideia de primeira pessoa) futuro. (Problemas na construção de sentido. Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |