Valorização do patrimônio histórico brasileiro. - Banco de redações


Por que valorizar o patrimônio histórico?

Enviada em: 13/10/2018

Status:

Corrigida
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A História é uma ciência que averigua o que os homens fizeram, pensaram e sentiram ao decorrer do tempo, que é importante para que possamos (Evite primeira pessoa) entender o presente e até o futuro. Bens desenvolvidos por sociedades, o chamado patrimônio histórico, é de suma importância para estudar esta ciência, logo a população brasileira deve ter o devido contato com esses bens, e o Estado deve preservá-los. (Reestruture as discussões para melhorar a construção de sentido. Apresente a tese)

Aproximadamente 70% da população brasileira nunca foram foi a museus ou centro culturais, é o que mostra a pesquisa feita pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), ou seja, mais da metade da população não frequenta esses locais e não tem acesso a parte do nosso (Evite ideia de primeira pessoa) patrimônio histórico cultural. A maioria destes locais tem entrada gratuita e mesmo assim a maior parte dos cidadãos não os visita, faltam incentivos. (Reformule as discussões desse parágrafo. A abordagem está superficial)

Além do problema que atividades culturais não alcançam a maior parte da população, existe outro, o descaso com o nosso patrimônio público cultural, ocasionado pela crise que se instalou em nosso país, falta dinheiro para conservação. Museus pegando fogo, prédios históricos sendo vendidos apenas pelo preço do terreno, bibliotecas cheias de traças e cupins são apenas alguns exemplos da falta de preservação. (Abordagem superficial. Reestruture as ideias apresentadas)

Em virtude do que foi mencionado (Evite esse tipo de construção), o patrimônio histórico é extremamente importante, através dele conhecemos (Evite a ideia de primeira pessoa) a história e tudo que a envolve. Por isso é imprescindível que toda a população conheça e dê a devida importância a esse conjunto de manifestações, para isso o Ministério da Cultura e da Educação devem estimular professores a darem aulas fora da sala, levando alunos a esses centros, para que cada vez mais pessoas os conheçam. Em consonância com isso, o Estado deve investir mais dinheiro na conservação e intensificar o número de propagandas que mostram a importância do patrimônio histórico brasileiro. (Proposta superficial)
 

Comentários do corretor


A discussões apresentadas precisam ser mais exploradas, mais ilustradas. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200