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Por que valorizar o patrimônio histórico?

Enviada em: 12/10/2018

Status:

Corrigida
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O acervo do conhecimento que se tem acerca da história da humanidade é possibilitado pelas instituições que preservam elementos históricos, tais como museus. Entretanto, gerações atuais se encontram no desafio de manter tais monumentos a fim de permitir sua continuidade. Nesse contexto, pode-se afirmar que é incontrovertível a participação das autoridades públicas na manutenção desses patrimônios, pois, do contrário, os provectos educativos terão retrocesso.

Em primeira instância, cabe pontuar que o patrimônio histórico é de suma importância no desenvolvimento intelectual do homem. Sob a ótica da célebre frase do filósofo Immanuel Kant: “O ser humano é aquilo que a educação faz dele”, tem-se os elementos históricos- fósseis, documentos, arquitetura, obras- como fatores imprescindíveis na composição da identidade humana, visto que o homem consegue resgatar resquícios de suas origens. Dessa forma, percebe-se o impacto positivo que o acervo histórico causa no campo educacional (Essa discussão precisar ser mais trabalhada no texto)

Ademais, convém frisar que sem reparos para manutenção desses patrimônios, sua infraestrutura, aos poucos, vai se comprometendo e tornando-se vulnerável aos impactos antrópicos. Isso é evidente pelo que ocorreu em setembro, no Brasil, quando o incêndio tomou conta do Museu Nacional (Vírgula)no Rio de Janeiro, evidenciando, portanto, a falta de políticas públicas para evitar tal desastre. Sendo assim, a fragilidade dos espaços antigos tem como rastilho o abandono das autoridades públicas. (Discussão superficial. Reestruture e desenvolva mais o argumento apresentado)

Destarte, o físico Isaac Newton já dizia que um corpo tende a permanecer inerte até que uma força atue sobre ele. Em coadunação com tal preceito, urge a necessidade de medidas eficazes para evitar a inércia dos impasses. Para isso, o governo federal, em parceria com o Ministério da Cultura (Vírgula) deve ampliar investimentos na manutenção da infraestrutura de instituições históricas para que gerações futuras possam ter contato. Além disso, as escolas devem promover palestras acerca da importância dos patrimônios históricos na formação intelectual dos indivíduos. Feito isso, permitir-se-á o progresso da educação.
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto algumas precisam ser reestruturadas e mais exploradas. Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 150 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 150 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     750


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200