Recordar é viver - Banco de redações


Por que valorizar o patrimônio histórico?

Enviada em: 08/10/2018

Status:

Corrigida
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O surgimento da espécie humana sempre foi um mistério a ser desvendado e as respostas eram dadas apenas por livros religiosos. Por volta de 1800, Charles Darwin publicou em um de seus livros sobre a Seleção Natural, que permitiria à espécie animal sua evolução, (Sem vírgula) devido às lutas por sobrevivência e melhor adaptação ao meio ambiente. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)

A partir dessas ideias pesquisas apontaram que há 3 milhões de anos atrás (Redundância) os hominídeos deram origem ao ser humano.Vindo de muitas descendêncicas, esses hominídeos descobriram o fogo, passaram a cobrir o corpo e a utilizar instrumentos e ferramentas mais precisas, frente às novas experiências adquiridas. Desenvolveram também objetos de trabalho, uma linguagem mais articulada e uma diversidade cultural. (Reestruture as discussões. Delimite e desenvolva o argumento)

De tal modo, há apenas 500 mil anos, surgiu o Homem atual na Terra. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Ao longo desses 500 mil anos, o homem também passou por muitas modificações e adaptações, aprimorando seu desenvolvimento. E muitos conhecimentos foram adquiridos através dos materiais utilizados pelo homem. Esses materiais (Vírgula) hoje, são considerados patrimônios histórico, deixados por gerações anteriores, onde se vê a relação entre o Homem, a sociedade e o meio ambiente. Quanto mais conhecimentos o Homem obter acerca de seu passado, acerca da maneira como evoluiu, mais facilmente resolverá os problemas que lhe surgem no presente. (Refomule as discussões apresentadas)

A identidade cultural de uma população se faz, também, através da preservação do Patrimônio Histórico. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-agumentativo)

A busca da preservação dessa identidade cultural é o objetivo de toda política de proteção dos bens culturais. Essa política nasce de um comprometimento com a vida social. Pois o passado conta ao presente como as obras foram produzidas, individualizadas, e como passaram a fazer parte de um organismo vivo, em contínuo processo de evolução. (Reformule as discussões. Apresente e desenvolva a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento das ideias precisam ser reestruturadas. Além disso, reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão). Continue exercitando a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 20 Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto.
NOTA FINAL:     270


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200