Ao longo dos anos a cultura ganha mais espaço entre meios sociais e ao decorrer do período (Problemas na construção de sentido) a sociedade se esquece ou não viveu algo que foi um símbolo, uma marca e um registro importante para aqueles que presenciaram aquele momento. (Desenvolva mais o parágrafo de introdução. Apresente a tese)
O patrimônio histórico se caracteriza pelo encontro e pelo fato da recordação daquilo que não foi presenciado ou esquecido, em apenas um ou vários ambientes onde se encontra bases desses importantes monumentos históricos, sendo eles casas , objetos ,ambientes , entre outros. (Não compreende a estrutura do texto. Desenvolvimento superficial)
A tombação O tombamento dos ambientes ganham valor cultural e um valor histórico para o país, para o município, para o estado e para cada um que valorizam a lembrança. Ganhando o valor maior na cultura e no enriquecimento do saber. (Reformule as discussões)
Sem esses patrimônios não se lembrariam e nem poderiam visitar o local que teve por traz uma história importante . (Não compreende a estrutura do texto)
Portanto, o patrimônio histórico precisa sim ser tombado e preservado para a conservação de lembranças de um determinado local. As pessoas precisam desfrutar e conhecer tudo aquilo que foi importante! (Evite esse tipo de construção. Reformule e apresente a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto (introdução, desenvolvimento e conclusão) e explore mais as discussões para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 300 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |