O Brasil é um país rico em cultura; com muitas lendas; histórias; artefatos e monumentos históricos que carregam grandes histórias e conhecimento que foram adquiridos ao longo dos anos que se passaram; trazendo para os dias atuais muito conhecimento e riquezas culturais.(Reformule as discussões apresentadas. Além disso, use sinônimos para resgatar as ideias no texto Apresente a tese. Use vírgula)
Esses conhecimentos não são muitos valorizados pelo nosso (Evite ideia de primeira pessoa) país, pois os governantes não dão muita atenção quando se trata de cultura e conhecimento. (Desenvolvimento limitado)
Sendo que a obrigação do governo é cuidar dos nossos patrimônios históricos; (Vírgula) cuidar da nossa história sem interesse econômico; (Ponto fnal. Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reformule)
Por tanto Portanto para esses problemas devemos (Evite primeira pessoa) demonstrar mais interesse pela nossa (Evite primeira pessoa) história; (Ponto final. Reestruture as discussões)
Preservar os patrimônios históricos e certificar que eles estão tendo uma manutenção adequada tudo isso para que não ocorra um desastre cultural (Problemas na construção de sentido); (Use a vírgula) como ocorreu no Museu da Quinta Boa Vista (Vírgula) onde toda a história e os itens foram destruídos por um incêndio; (Sem vírgula) que foi causado por uma falha elétrica devida a falta de manutenção. (Não compreende a estrutura do texto. Reformule)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (sobretudo a parte de desenvolvimento e conclusão). Explore mais as discussões que são apresentadas ao longo do desenvolvimento para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 20 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 270 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |