Todos têm o direito. - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 26/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Criado pela ONU (Organzação das Nações Unidas), em 1948, os Diretos do Homem e Cidadão garante a todos o direito à saúde e ao bem-estar social. Contudo, o uso de agrotóxicos impossibilita que essa premissa seja realmente cumprida .Diante disso, vale analisar os impactos ambientais e sociais trazidos pelo uso dessas substâncias. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

Em primeira análise, cabe pontuar que o uso de agrotóxicos trazem sérios prejuízos para a saúde humana. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer(INCA), 70% de todo os alimentos consumidos no Brasil são contaminados com alguma pesticida. Consequentemente, a população encontra-se sujeita aos diversos tipos de doenças, haja vista que essas substâncias são percursoras de vária moléstias, como o câncer , infertilidade, autismo e Mal de Alzheimer. (Reestruture as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Em segundo plano, é importante assinalar que os agroquímicos causam enormes riscos à natureza. Isso porque tais substâncias são bio-acumulativos, isto é, não são degrados por agentes biológicos e, por conseguinte, vão acumulando-se nos corpos dos seres vivos e, por fim, causam suas mortes. Dessa forma, os agrotóxicos são um risco a bio-diversidade, uma vez que rompe o equilíbrio ecológico e podem causar o desaparecimento, direta ou indiretamente, de várias espécies.

Infere-se, por tanto,  (Portanto; redundância) que medidas devem ser tomadas, a fim de atenuar esse problema. Diante disso, o Ministério da Agricultura, em parceria com a Embrapa, através de pesquisas e desenvolvimento de novo bio-defensivos, deve incentivar o desuso de agroquímicos, a fim de que menos produtos sejam contaminados por essas substâncias. Além disso, o Ibama( Instituto de Meio Ambiente e Recursos Renováveis), por meio observações e o uso da tecnologia, deve prender e aplicar multas em quem usar de maneira irresponsável e despreparada tais substâncias, para que menos estragos ambientais sejam causados. E, assim, os direitos defendidos pela ONU sejam realmente cumpridos. (Reestruture as discussões da proposta de intervenção)

Comentários do corretor


Articule mais as ideias apresentadas no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200