Durante a Revolução Verde, o uso de agrotóxicos no Brasil passou a ser intensificado na tentativa da modernização do campo, controlando danos às plantações. Entretanto, o direito à alimentação (Vírgula) conferido na Constituição Federal, vem sendo contrariado pelo uso exacerbado desses produtos químicos. Desse modo, é indubitável que a diminuição na aplicação de defensivos agrícolas caracteriza-se de forma crucial, (Sem vírgula) devido às suas consequências aliadas às negligências governamentais e da sociedade.
Inicialmente, é importante ressaltar o baixo custo de agrotóxicos, que favorecem a predileção dos produtores em relação ao uso destes. Ademais, a ineficiência da fiscalização do uso de pesticidas influenciam no uso imoderado destes. Assim, a ação dos produtores podem resultar na contaminação do solo e de rios, acarretando na mortandade de peixes e diminuindo a fertilidade do território. (Desenvolvimento superficial das ideias apresentadas)
Analisa-se, ainda, que o uso descuidado desses produtos são causadoras de diversas doenças, tanto para o produtor quanto para o consumidor, sendo associado à incidência de câncer e de problemas respiratórios. Segundo a pela OMS (Organização Mundial da Saúde), os agrotóxicos causam, anualmente, 70.000 intoxicações agudas e crônicas. (Desenvolvimento superficial das ideias apresentadas)
Diante dos fatos supracitados, faz-se necessário que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) (Vírgula) em parceria com o Ministério da Alimentação ? (Vírgula) invistam em uma maior fiscalização dos alimentos e das propriedades agrícolas. Além disso, é importante oferecer treinamento aos produtores com o intuito de orientar sobre o uso de agrotóxicos legais e de maneira segura. Em suma, é imprescindível informar os consumidores dos ricos do consumo de agrotóxicos em excesso e como fazer a higienização destes, (Sem vírgula) através de campanhas midiáticas. (Explore mais as discussões da proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas ao longo do texto são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas, uma vez que estão limitadas. Desse modo, apresente fatos capazes de evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |