Desde a Revolução Verde, um processo da modernização da agricultura, (Sem vírgula) tornou-se cada vez mais comum a utilização de produtos químicos no combate a pragas que pudessem danificar as plantações (Reconstrua essa ideia). Entretanto, tais produtos causam grande risco à saúde e ao meio ambiente. (Desenvolva mais as ideias no parágrafo de introdução)
Segundo a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), um terço dos alimentos consumidos diariamente por brasileiros estão contaminados e, entre eles, grande parte são de componentes não autorizados e de limite excedido. (Discussão limitada. Reestruture e articule mais as ideias)
Além do prejuízo à saúde por alimentos contaminados, o uso exagerado de agrotóxicos causam grandes danos ao meio ambiente. São capazes de contaminar água e solo e seus componentes podem ser levados por meio da chuva e dos ventos, expondo ainda mais a população a contaminação por tais pesticidas. (Desenvolvimento superficial)
Portanto, deve-se evitar o uso destes praguicidas. O Ministério do Meio Ambiente (Vírgula) juntamente com o Ministério da Agricultura (Vírgula) devem buscar soluções para a substituição de produtos químicos por meios ecológicos, tais como a plantação de alecrim e menta no combate a mariposas e lagartas ou a pulverização de chá de cebola contra fungos; (Vírgula) pois segundo Aristóteles, (Dois pontos) "Tendo em conta as condições de que dispõe e na medida do possível, é na natureza que faz sempre as coisas mais belas e melhores". (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reestruture as discussões desenvolvidas ao longo do texto, pois estão superficiais. Além disso, apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |