As pragas impedem boas colheitas e por isso o uso de agrotóxico tem sido disseminado para impedir a perda econômica (Reestruture essa ideia), no entanto esses produtos quimicos são prejudiciais à saúde e a melhor forma de trabalhar com o agronegocio é através da agricultura orgânica ou biológica e agroecológica. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Explore mais as ideias que serão retomadas ao longo do texto)
Os insumos químicos como o DTT , utilizados na extinção de pragas como formigas e gafanhotos (Vírgula) são tão prejudiciais que chegou a ser usado como arma química em países como a Síria. Não é necessário dizer mais nada (Evite esse tipo de construção), pois além de matar as pestes (Vírgula) os pesticidas matam também a população. Em casos mais simples pejudicam a saúde de alguns órgãos(Vírgula) e nos mais sérios levam ao câncer e óbito. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)
No meio das trevas das pragas surge uma luz, é a agroecologia. Ela consiste em práticas científicas de reconhecimento de substâncias do solo e das temporadas férteis da terra para evitar o mal dos agrotóxicos. Um exemplo mais claro disso são os policultivos para manutenção da biodiversidade e assim evitar o desequilibrio na reprodução exagerada de insetos, bactérias e fungos. (Explore mais)
O Brasil tem cerca de 8000 agrotóxicos licenciados e mais de 15000 diferentes (Vírgula) segundo a Anvisa, Agência nacional de vigilância sanitária, no entanto a Comissão Mundial do Meio Ambiente, (Sem vírgua) define "desenvolvimento sustentável" como o progresso capaz de suprir as necessidades da atual geração sem (Vírgula) contudo (Vírgula) prejudicar as vindouras (Vírgula) e isso não acontece com os agrotóxicos. (As ideias precisam ser mais articuladas)
Os pesticidas são motivos de câncer na população brasileira, a Agroecologia é a saída inteligente e sustentável para o problema. As universidades precisam do apoio do estado nas pesquisas. O Ministério do Meio Ambiente deve incentivar os profissionais de pesquisa e marcar congressos para o intercâmbio intelectual sobre o assunto, dessarte teremos (Evite primeira pessoa) um povo saudável e feliz (Vírgula) livre de alimentos tóxicos e nocivos. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais articuladas no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |