Agro, tóxicos na mesa - Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 24/09/2018

Status:

Corrigida
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As pragas impedem boas colheitas e por isso o uso de agrotóxico tem sido disseminado para impedir a perda econômica (Reestruture essa ideia), no entanto esses produtos quimicos são prejudiciais à saúde e a melhor forma de trabalhar com o agronegocio é através da agricultura orgânica ou biológica e agroecológica. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Explore mais as ideias que serão retomadas ao longo do texto)

Os insumos químicos como o DTT , utilizados na extinção de pragas como formigas e gafanhotos (Vírgula) são tão prejudiciais que   chegou a ser usado como arma química em países como a Síria. Não é necessário dizer mais nada (Evite esse tipo de construção), pois além de matar as pestes (Vírgula) os pesticidas matam também a população. Em casos mais simples pejudicam a saúde de alguns órgãos(Vírgula) e nos mais sérios levam ao câncer e óbito. (Reestruture as discussões desse parágrafo de desenvolvimento)
 

 No meio das trevas das pragas surge uma luz, é a agroecologia. Ela consiste em práticas científicas de reconhecimento de substâncias do solo e das temporadas férteis da terra para evitar o mal dos agrotóxicos. Um exemplo mais claro disso são os policultivos para manutenção da biodiversidade e assim evitar o desequilibrio na reprodução exagerada de insetos, bactérias e fungos. (Explore mais)
 

 O Brasil tem cerca de 8000 agrotóxicos licenciados e mais de 15000 diferentes (Vírgula) segundo a Anvisa, Agência nacional de vigilância sanitária, no entanto a Comissão Mundial do Meio Ambiente, (Sem vírgua) define "desenvolvimento sustentável" como o progresso capaz de suprir as necessidades da atual geração sem (Vírgula) contudo (Vírgula) prejudicar as vindouras (Vírgula) e isso não acontece com os agrotóxicos. (As ideias precisam ser mais articuladas)
   

Os pesticidas são motivos de câncer na população brasileira, a Agroecologia é a saída inteligente e sustentável para o problema. As universidades precisam do apoio do estado nas pesquisas. O Ministério do Meio Ambiente deve incentivar os profissionais de pesquisa e marcar congressos para o intercâmbio intelectual sobre o assunto, dessarte teremos (Evite primeira pessoa) um povo saudável e feliz (Vírgula) livre de alimentos tóxicos e nocivos. (Reestruture a proposta de intervenção)

Comentários do corretor


As discussões precisam ser mais articuladas no texto para evitar a superficialidade. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200