- Banco de redações


O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 18/09/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O Brasil é um dos maiores produtores agrícolas do mundo e para atingir a demanda do mercado faz uso indiscriminado de agrotóxicos. Favorecendo ainda mais o mercado de agrotóxicos, que é um dos mercados que mais movimenta dinheiro no mundo. Porém é preciso ressaltar que o uso indiscriminado de agrotóxicos possui inúmeros malefícios, tais como danos a biodiversidade e danos à saúde humana. (Use sinônimos para retomar as ideias no texto)

A atividade agrícola no Brasil representa 5% do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro, e é responsável por quase 100 bilhões de reais em volume de exportações juntamente com a pecuária. Para atender toda essa demanda e abastecer o mercado interno a indústria agrícola faz uso indiscriminado de agrotóxicos de diversos tipos e com diferentes efeitos ao meio ambiente e aos seres vivos. O país não é o único que faz uso indiscriminado de agrotóxicos, porém por ser um país com grande produção agrícola faz uso dessas substâncias em escalas muito maiores. Além disso, segundo dados da organização Human Rights Watch (HRW) dos dez pesticidas mais utilizados no Brasil, quatro deles são proibidos na Europa. (Use sinônimos para retomar ideias no texto. Além disso, reestruture e desenvolva mais as discussões, pois estão superficiais)

Sendo o país um grande consumidor de agrotóxicos impulsiona ainda mais o mercado de agrotóxicos (Reformule essa ideia) que é um mercado bilionário e um dos mercados que mais cresce e movimenta dinheiro no mundo, tanto que em 2010 movimentou US$ 51,2 bilhões, e somente no Brasil movimentou US$ 7,3 bilhões (Reestruture essa discussão). Por ser um mercado tão rentável pode-se inclui-lo na lista de motivos pelos quais recentemente no país se tem tentado aprovar o Projeto de Lei 6.299/2002, que pede mais celeridade na aprovação de defensivos e que permite que produtos vetados pela lei atual (Vírgula)  por conterem substâncias cancerígenas, teratogênicas e mutagênicas passem a ser usados conforme certo grau de tolerância. (Reestruture as discussões)

A aprovação desse projeto no âmbito comercial e da produção de alimentos pode até ser benéfico se levado em consideração a alta rentabilidade do mercado e o fato de o uso dos agrotóxicos reduzirem as perdas na produção agrícola, uma vez que seu uso combate insetos e pragas que possam atacar as plantações. No entanto não se pode deixar de ressaltar os inúmeros malefícios que o uso desses defensivos agrícolas traz ao meio ambiente e aos seres vivos. O uso indiscriminado de pesticidas contamina o solo, a água, o ar; causam diminuição da população de abelhas (insetos polinizadores); destroem o habitat de pássaros e outros animais em ambientes onde são utilizados, além de afetar a saúde humana durante a fabricação dos pesticidas, no momento de sua aplicação e no consumo do produto final. (Delimite e articule mais as ideias)

Desse modo, o uso de agrotóxicos mostra-se, portanto (Vírgula) benéfico apenas às indústrias agrícolas e aos mercados de agrotóxicos, mas extremamente prejudicial tanto à biodiversidade, quanto a saúde humana onde no qual são responsáveis por problemas hormonais, desenvolvimento de câncer, malformações fetais e mutações gênicas. Por isso seu uso não só deve ser regulamentado pelos órgãos responsáveis (Vírgula) como também evitado, usando-se alternativas sustentáveis e menos agressivas (Vírgula) como os biopesticidas, pesticidas biológicos que não causam danos ao meio ambiente e tem baixa toxicidade; entre os quais se podem citar como exemplo de sucesso o biopesticida Green Muscle, feito a base de óleo mineral e esporos de fungos, utilizado no combate às nuvens de gafanhotos em países africanos. Assim, ao invés do país aprovar o projeto de lei, regulamentando o uso indiscriminado de agrotóxicos devia seguir o exemplo de países como os EUA e dos países africanos e investir no desenvolvimento, produção e aplicação dos biopesticidas que não causam danos como os pesticidas comuns. (Delimite a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. Desse modo, delimite as discussões propostas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 150 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     650


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200