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O uso de agrotóxicos no Brasil

Enviada em: 18/09/2018

Status:

Corrigida
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Do ponto de vista dos agricultores (Vírgula) a agricultura depende do uso de agrotóxicos. Porém seu uso traz inúmeros malefícios aos seres vivos, ao solo, a água e ao ar. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

A agricultura é a principal responsável pelo uso de agrotóxicos, uma vez que tornam os hortifrútis mais resistentes as à pragas (Vírgula) e é uma das atividades mais rentáveis da economia brasileira (Problemas na construção de sentido. Reestruture), contribuindo com 23,5% do Produto Interno Bruto (PIB) segundo a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), (Ponto final) Contudo, é importante estar atento as quantidades e ao prolongamento de uso desses agentes químicos. Salvo que seu uso é alvo de inúmeras discussões entre os ambientalistas (Desenvolva essa discussão no texto), profissionais da área da saúde e aqueles que são adeptos de uma vida mais saudável e natural.

Os agrotóxicos são extremamente nocivos para os seres vivos, uma vez que no ar ficam suspensos (Vírgula) desencadeando intoxicações e problemas respiratórios, e a água pode ser contaminada mediante lançamentos intencionais ou por escoamento superficial a partir de locais onde seu uso é realizado (Vírgula) contaminando os espécimes que ali vivem. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a contaminação dos rios por agrotóxicos só perde para a contaminação por esgoto. (Delimite e desenvolva mas as discussões)

Embora fortifique as plantas, os agroquímicos fragilizam e reduz a fertilidade do solo, além de poluí-lo pela aplicação direta dos produtos nas plantas. Nas mesas das casas estão presentes no peixe que vai ser consumido, pois esse vivia em uma área contaminada, mais tarde esse consumo será convertido em problemas nos rins, cânceres, redução da fecundidade, problemas no sistema nervoso, convulsões e envenenamento. Já que não há um controle na medida de aplicação por parte dos agricultores (Vírgula) uma vez que querem resultados imediatos e as pesquisas a respeito de seus prós e contras levam tempo. (Reestruture as discussões desse parágrafo)

Entretanto (Vírgula) existem alternativas em substituição aos agroquímicos que são os biopesticidas, produtos feitos a partir de microrganismos, substâncias naturais ou derivados de plantas geneticamente modificados que façam controlem de pestes. Esses por sua vez possuem menor toxicidade, causam problemas apenas a pestes específicas, não causam danos à pássaros e mamíferos, tem decomposição rápida e tem baixo impacto ambiental. Nos Estados Unidos a produção de biopesticidas é amparada pelo departamento de agricultura que investe no desenvolvimento de tecnologias que barateiam e facilitam a produção dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade), atitude que deveria ser tomada no Brasil, fronteira agrícola e com vasto potencial de desenvolvimento de novas tecnologias nessa área. (E a proposta de intervenção? Reformule as discussões desse parágrafo)
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, delimite as discussões que serão desenvolvidos ao longo dos parágrafos para evitar o excesso de dados e pouca articulação. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200