É indiscutível que o uso de agrotóxicos no Brasil tem gerado grande debate na sociedade. O uso de pesticidas tem sido cada vez mais comum no país, aumentando não só as chances de doenças cancerígenas, como também ganhando apoiadores para leis menos rígidas em relação ao seu uso. (Explore mais discussões no parágrafo de introdução, uma vez que elas serão retomadas ao longo do desenvolvimento do texto)
O câncer pode ser visto como uma consequência do uso desenfreado de agrotóxicos. Visto que seu uso excessivo nas plantações, como forma de evitar insetos, passa a ser extremamente nocivo ao corpo humano. Por conter muitas substâncias químicas em sua criação, existe a possibilidade de após anos de consumo o aparecimento de doenças. (Desenvolvimento superficial das discussões. Reformule)
Além disso, com a chance de mudança na lei acerca dos agrotóxicos, muitos ruralistas apoiam o projeto. O principal prejudicado passa a ser o ser humano, tendo em vista que mais produtos seriam aprovados sem ter o total conhecimento dos perigos que podem causar (Reestruture essa discussão. Evite superficialidades). Também, laboratórios não teriam o tempo necessário de examinar e fazer testes sobre os reais perigos desses venenos. (Desenvolvimeto superficial)
Desse modo, o debate sobre agrotóxicos no país cresce cada vez mais. Deve ser feita ampla divulgação sobre os riscos e doenças que podem ser causadas pelo uso exagerado nos alimentos, e criar um projeto de lei que limite o uso de pesticidas no Brasil (Vírgula) permitindo assim ter conhecimento real sobre seus riscos para a população. Podendo (Vírgula) assim (Use sinônimos), ter tempo de ser analisada e decidida sobre a possibilidade de comercialização. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As ideias são pertinentes, porém estão limitadas e devem ser mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |