O modelo de agricultura voltado para a exportação fez do Brasil o país que mais consome agrotóxico no mundo, 20? de toda a produção mundial é usada aqui (Problemas na construção de sentido). (Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução e apresente a tese)
O uso indiscriminado desses produtos é altamente prejudicial ao ser humano, e principalmente ao nosso (Evite ideia de primeira pessoa) meio ambiente. É importante ressaltar que os agrotóxicos como tudo na vida tem seus dois lados, o bom e o ruim assim dizendo, que por um lado ajuda no cultivo de frutas, verduras, entre outros alimentos, por outro traz diversos problemas (Explore mais essa discussão no texto) para nosso (Evite ideia de primeira pessoa) meio.
Os produtores que trabalham diretamente com esses produtos podem vir a desenvolver doenças (Quais doenças? Apresente no texto), os consumidores consequentemente também, a mortandade da fauna e da flora é outra consequência do uso exacerbado dos agrotóxicos. Embora o uso dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) seja amparado por lei, à a intensidade com a qual estão sendo aplicados não está de acordo. (Discussões superficiais. Reestruture)
Portanto seria importante que os órgãos responsáveis como a ANVISA tornasse maior a fiscalização dos alimentos, o Ministério da agricultura que poderia aumentar a fiscalização das propriedades agrícolas, oferecendo também capacitações e treinamentos para os agricultores, onde em que estariam mais informados sobre a execução dos produtos. Importante também a ação do Ministério da Saúde procurar informar os consumidores sobre os riscos do consumo de alimentos contaminados com agrotóxicos, ou até mesmo ensiná-los a como higienizar esses alimentos (Vírgula) assim reduzindo a taxa de contaminação dos mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade). (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas, mais "ilustradas", de modo a evitar a superficialidade no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |