Muros que Separam a Humanidade - Banco de redações


Favelas no Rio de Janeiro: o que há além do muro?

Enviada em: 20/05/2009

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE
Muro é uma delimitação de uma área, pode representar a unidade territorial entre um povo, ou pode representar a divisão entre povos.

Muitos muros existiram, e alguns ainda persistem na atualidade. Podemos citar o muro de Berlin que dividiu a capital da Alemanha, após a II Guerra Mundial, entre os países considerados capitalistas e os socialistas. Outro exemplo é as barreiras que separam as nações “desenvolvidas” das “subdesenvolvidas”, estas não são barreiras matérias, são econômicas. Além disso, tem também as divisões com conotações religiosas, como o muro construído pelo país de Israel na Palestina separando judeus de árabes.

No Brasil as divisões são mais notadas pela grande desigualdade social existente, principalmente nos grandes centros urbanos, como o Rio de Janeiro. No Rio, podemos perceber os contrates existentes entre os diversos arranhásseis das áreas nobres com as favelas dos morros cariocas. Com o pretexto de combater o crime organizado e evitar a invasão de áreas de proteção ambiental, o governo do Rio de Janeiro pretende construir muros separando estes locais das outras localidades da cidade. Contudo, compreendemos que erguer muros para dividi a humanidade não é a melhor opção, pois o ideal seria eliminar as desigualdades sociais reinante no contexto nacional.

Dessa maneira, percebemos que não devemos aceitamos mais a construção de barreiras, sejam elas, econômicas, ideológicas, religiosas e materiais, porque é necessário superamos a grande barreira da desigualdade social que impera no Brasil.

Comentários do corretor


1: Para ser avaliado no vestibular, uma boa redação deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão apresentados em parágrafos completos e bem dispostos ao longo do texto. Procure observar esse quesito, pois ele conta valiosos pontos na correção de sua redação.

2: Fique atento à concordância verbo-nominal. Verifique, então, se as palavras concordam entre si e se os tempos verbais utilizados estão coerentes.

3: Cuidado para não cometer erros evitáveis como os de ortografia. O plural de arranha-céu é arranha-céus.

4: Evite colocar a ideia central do texto dispersa no meio de outras informações. Reserve um parágrafo para desenvolver esse raciocínio, já que ele é o norteador do tema proposto.

5: Prefira utilizar o verbo existir no local de ter. Ele se adequa melhor à formalidade esperada em um texto dissertativo.

6: A divisão é entre os diversos arranha-céus das áreas nobres e as favelas dos morros cariocas.

Avaliação Geral: Seu texto está bastante confuso. Não apresenta uma introdução que revele o tema a ser abordado e peca no desenvolvimento, pois não apresenta ideias bem estruturadas. Procure separar seu raciocínio em parágrafos diferentes e fique atento para a correta grafia das palavras.

Competências avaliadas


Item Nota
Conteúdo Avalia se o texto corresponde às expectativas geradas pela proposta do tema. Assim como no vestibular, aqui a redação que fugir ao tema proposto será anulada 1
Estrutura do texto Avalia se o usuário consegue fazer uma boa utilização dos parágrafos e dos demais recursos de construção de texto 0
Estrutura de ideias Avalia se o usuário consegue organizar seu pensamento de forma a defender seu ponto de vista e permitir ao leitor a compreensão de seu texto 0.5
Vocabulário Avalia se o usuário consegue evitar a repetição de palavras durante o texto e compreendê-las, utilizando-as corretamente no que tange ao seu significado 1
Gramática e ortografia Avalia se o usuário escreve de acordo com as normas ortográficas vigentes no país. 0.5
NOTA FINAL: 3


Saiba como é feito a classificação da notas
0.0 - Ruim 0.5 - Fraco 1.0 - Bom 1.5 - Muito bom 2.0 - Excelente