No universo da série americana “Glee”, Karofysky tenta cometer suicídio, (Sem vírgula) logo após sofrer bullying devido sua relação homoafetiva com Kurt vir à tona. Fora das telas, o suicídio no meio juvenil é uma realidade. Atualmente, essa vicissitude persiste, seja por padrões estéticos, seja por distúrbios de pensamentos.
É incontrovertível que as formas de beleza estigmatizadas estão entre as causas da problemática. Com a criação das redes sociais, blogs e formas de criação de conteúdo atuais, a exposição de modos de perfeição física, social ou financeira tornou-se tornaram-se mais evidentes. De acordo com um levantamento feito pela empresa Dove, apenas 4% das entrevistadas se consideram bonitas. À vista disso, com a impossibilidade de seguir todas as normas, o indivíduo se torna frustrado por não viver em um mundo imune a problemas como o mostrado pelas personalidades.
Outro fator determinante para a progressão do revés são as doenças mentais. No ano de 2014 foram registradas, pelo Ministério da Saúde, aproximadamente 10.400 casos de suicídios no Brasil, tendo 98% ocorridos por consequência de depressão. Haja vista, se vê que essas pessoas buscam na morte uma forma de acabar com os danos sofridos ao longo de sua vida. (Reestruture e desenvolva mais as discussões apresentadas)
Diante dos fatos denotados, faz-se necessário medidas para a atenuação do infortúnio. Urge-se, portanto, Ministério da Saúde, em parceria as escolas e institutos de educação (Reestruture), a criação de palestras com profissionais da área de saúde mental, a fim de mostrar as diversas formas de ajuda as quais os suicidas em potencial possam buscar. Assim, a sociedade estará com um problema a menos para preocupar-se. (Reestruture a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentadas. Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |