Diga não ao suicídio - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 27/07/2018

Status:

Corrigida
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Na idade média, o suicídio do nobre era considerado um ato corajoso e honroso independente do motivo. Mas, o suicídio do pobre era ser egoísta e covarde. Contudo, não se assemelha aos altos índices que vemos (Evite primeira pessoa), hoje, no Brasil. Os jovens do século XXI estão presos no mundo da solidão das redes sociais no qual buscam entretenimento para os problemas e sofrimentos. Mas, esse ainda é um assunto sem fortes debates na no contexto familiar brasileiro.

Ademais, adolescentes (Vírgula) e também adultos (Vírgula) se acomodam cada dia mais com a vida virtual, que gera o desejo de isolar-se (Evite esse tipo de construção). Passou a ser extinto o diálogo entre pais e filhos, a conversa e diversão entre amigos, porque muitos idealizaram um mundo denominado “seu”. Na maioria dos casos,  trocam um passeio ao ar livre por uma tarde olhando publicações no facebook, instagram e whatsApp. Muitas vezes, é mais fácil conversar com alguém desconhecido por esses meios supracitados do que algum familiar, pelo medo de não ser compreendido. Alguns sequer falam dos seus medos, inseguranças e problemas por conta da idealização da vida perfeita nas redes sociais. Por isso, é necessário diálogo dentro do lar, (Sem vírgula) para perceber que problemas são temporários.  (Discussão superficial. Reestruture)

Familiares e amigos nem sempre percebem que a iniciativa do suicídio pode já está estar sendo gerada na mente do jovem, pensam que isso não vai acontecer e então não precisa ser conversado sobre (Discussão superficial. Reestruture). Muitas vezes, é necessário ressaltar o quanto aquelas pessoas ao redor são importantes, procurar mantê-las cientes do valor da vida. Procurar ajuda (Vírgula) principalmente com psicólogos (Vírgula) é uma forma de desejar ser curado dos maus pensamentos e do desejo de tirar a própria vida. Como diz Augusto Cury, (Dois pontos) “quando uma pessoa pensa em suicídio, ela quer matar a dor, mas nunca a vida”. A dor dos problemas, medo, solidão e insegurança que para muitos parece ser eterna. (Abordagem superficial do tema)

Se faz necessário campanhas midiáticas para divulgar como pode ser percebido o pensamento suicida (Problemas na construção de sentido) e como esse assunto deve ser abordado dentro do próprio lar. Os gestores municipais e estaduais devem disponibilizar uma central para ajudar nas descobertas/desconfiança dos casos para que assim seja possível uma visita com especialistas para evitar o aumento do percentual de suicídio. A sociedade pode promover palestras de conscientização sobre o valor da vida para o incentivo de buscar os sonhos e objetivos ao invés da morte e solidão. (Proposta superficial. Reestruture)

Comentários do corretor


As discussões apresentadas são pertinentes, porém limitadas. Explore mais as ideias no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200