- Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 27/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

"13 reasons why" é uma série norte-americana que aborda problemas sociais por que pelo qual passam os jovens (Vírgula) e ganhou bastante notoriedade desse público. A partir de então, a questão de doenças como depressão ganhou maior visibilidade, principalmente depois que fenômenos extremos decorrentes dessa moléstia passou a se tornar frequente, como o suicídio. Nesse contexto, pode-se afirmar que numa época cada vez mais digital, o uso das redes sociais se torna mais corriqueiro e, consequentemente, põe em pauta o fenômeno da crise existencial.

Em primeira instância, cabe pontuar que em plena era digital, (Sem vírgula) as pessoas costumam compartilhar seu dia a dia nos aplicativos sociais, muitas vezes com recorte diferente da realidade. Isso é evidente num dos maiores sites utilizados para tal, o Instagram, em que pessoas normalmente postam fotos no intuito de transparecer sua felicidade que é pautada, em geral, por viagens e popularidade. A partir disso, cria-se uma noção distorcida sobre o conceito de “felicidade” e aquele que compara sua vida real com o que se vê nessas redes percebe as diferenças e, com isso, gera um sentimento de tristeza por não viver essa outra realidade. Tal situação é um dos fatores que corrobora a depressão e, se não tratado, o suicídio, já que traz um sentimento no indivíduo de se sentir diferente diante do que é exposto como padrão de felicidade. (Delimite e desenvolva mais as discussões apresentadas nesse parágrafo)

Ademais, vale ressaltar que esse recorte da realidade manifestado nas redes sociais traz consequências a sociedade, uma delas é a crise existencial. O grupo que mais sente esse fenômeno é o que sofre de transtorno de ansiedade, que corresponde a 33% da população mundial segundo a OMS- Organização Mundial da Saúde-, potencializado pelo estresse, fobias e pressão social. Uma vez diante dessa realidade, esse grupo sente-se mais pressionado e exigente consigo mesmo, tornando-se depressivos e aptos a tomar atitudes extremas como o suicídio.

Destarte, o físico Isaac Newton já dizia que um corpo tende a permanecer inerte até que uma força atue sobre ele. Sob essa ótica, faz-se necessário medidas enérgicas para tirar esse cenário da inércia. É imprescindível, portanto, que instituições da educação promova projetos de atividade educativas que permitam que os jovens fiquem menos tempo conectados nas redes sociais e sobre mais tempo para lazer. Além disso, profissionais da saúde- médicos e psicólogos- devem atuar de forma mais dinâmica, fomentando palestras em escolas acerca do problema da depressão, esclarecendo suas consequências para que os jovens estejam mais cientes de como evitar. Feito isso, o problema do suicídio poderá, ao longo do tempo, ficar restrito às ficções de séries e deixar de ser uma realidade.(Proposta superficial. Delimite e reestruture)
 

Comentários do corretor


Observe que há um limite de 30 linhas para desenvolver o texto. As discussões apresentadas são pertinentes, no entanto precisam ser delimitadas e mais desenvolvidas. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 150 Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     600


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200