A adolescência é a fase que representa a transição da infância para a vida adulta. Sendo assim, a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade) é repleta de mudanças físicas e psíquicas. Deste modo, há uma problemática a ser considerada, está é a fase mais propícia para o surgimento de transtornos emocionais que, em seu auge, são ilustrados com o suicídio,por este motivo é imprescindível discutir sobre a geração "z" e seus males.
É indubitável que atualmente existe uma maior discussão no que se refere a problemas psicológicos na adolescência. Inerente a este fato, uma realidade critica é esboçada, (Ponto final) Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de mortes entre jovens no mundo. Visto que, (Sem vírgula) em tempos modernos a individualidade e ascensão das redes sociais acompanham o dia-a-dia dia a dia de um jovem, estes elementos tornam-se simultaneamente prejudiciais. (Desenvolvimento limitado)
Estudos apontam que redes sociais como Instagram, Facebook, Twitter e Snapchat impactam negativamente a saúde mental de um jovem, influenciando sentimentos como ansiedade, depressão, baixa auto estima, além de favorecerem a prática do cyberbullying. O suicídio é o resultado final de problemas emocionais e mentais como os citados na pesquisa, por conta disto é fundamental um olhar mais critico e um tratamento desta temática como saúde pública. (Desenvolvimento limitado das discussões apresentadas)
Diante disso, as campanhas preventivas contra o suicídio devem ser ampliadas e ter a mesma magnitude (Vírgula) a exemplo do que é feito com a AIDS e dengue, por exemplo (Redundância). Cabe ao governo promover em escolas públicas acompanhamento psicológico, visando o bem estar dos alunos. Para que assim a saúde mental de um indivíduo seja considerada primordial como de fato é. (Proposta de intervenção limitada. Reestruture)
Comentários do corretor
As ideias apresentadas são pertinentes ao tema proposto, porém precisam ser mais exploradas no texto para evitar um desenvolvimento limitado das ideias. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 150 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 600 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |