Suicídio - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 26/07/2018

Status:

Corrigida
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Suicídio. Palavra árdua. Traz um clima tenso ao ser proferida, causa desconforto. Alguns preferem fingir que ele não existe. Vamos encarar: ele é real. Não é de hoje, mas é imensamente perceptível, por meio de levantamentos, o crescimento das taxas de suicídio ao compararmos com um passado recente (Evite esse tipo de construção. Reformule). No que checamos estes levantamentos, todos mostram algo em comum: o jovem como predominante vítima. Por ano, são 1,3 milhões de jovens mortos no mundo, vítimas das mais diversas causas, e ao analisá-las, notamos que a maioria poderia ser tratada ou mesmo evitada, como acidentes de trânsito, afogamento, violência interpessoal, e, então, chegamos ao suicídio. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Evite primeira pessoa. Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução e apresente a tese)

Em sua maioria, o suicídio ocorre na adolescência. É um período de transição e de transformações, e também o meio termo entre a fase infantil e a adulta. É a fase onde os jovens procuram aproveitar a vida, festejar, conhecer novos lugares e novas pessoas. No entanto, muitos se decepcionam quando percebem que a vida não é como imaginaram. Durante esta aventura, milhares de informação são absorvidas, e vamos (Evite primeira pessoa) admitir: quando se é jovem, não é fácil filtrar as coisas boas e ruins. No meio disso tudo, são inúmeros infortúnios nos quais acabam esbarrando, como depressão, problemas amorosos ou familiares, consumo de drogas e álcool, bullying, traumas emocionais, desilusões amorosas, demissão do trabalho, ou a não aceitação de seu padrão na sociedade. Eventualidades que fazem com que o indivíduo busque aliviar a dor, supondo que o único jeito seria tirando a própria vida. (Discussões limitadas ao senso comum. Reformule)

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos, entre os métodos que os jovens mais optam para o suicídio estão a arma de fogo, o sufocamento e o enforcamento. Todavia, parece que estas formas vêm se tornando antiquadas. Com o advento da internet e das redes sociais, (Sem vírgula) vêm se manifestando os famosos jogos e desafios, como os jogos da baleia azul e da asfixia, desafios de inalar desodorante aerossol e certas competições que induzem jovens e crianças a tomarem grandes quantidades de bebidas alcóolicas. Estes desafios testam até que ponto os jovens chegam e muitos aceitam estes desafios já impulsionados pela ânsia do suicídio. (Reestruture as discussões apresentadas)

Para solucionar ou ao menos amenizar este problema, (Sem vírgula) existem campanhas como a do Setembro Amarelo, que conscientiza a população brasileira sobre a prevenção do suicídio entre jovens. A campanha expressa que o suicídio pode ser evitado com ações corriqueiras, como o diálogo. Também é aconselhável que os pais, familiares e amigos próximos tentem ficar mais atentos a mudança de comportamento dos jovens. Outra ideia é que o governo, junto com o Ministério da Saúde, pudesse implantar, nas escolas e municípios, palestras e acompanhamento psicológico, para que estes possam orientar os jovens, elucidando que o suicídio não é a melhor forma de resolver os problemas. (Proposta de intervenção superficial)
 

Comentários do corretor


Reformule as discussões apresentadas ao longo do desenvolvimento do texto, pois estão superficiais. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     500


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200