Durante séculos a morte tem sido considerada um método eficaz de punição para assassinos, corruptos e estupradores entre outros. Outrossim (Vírgula) em períodos remotos (Vírgula) a morte autoinfligida foi considerada crime e traição contra Deus, mesmo com todo o aparato da ciência o aumento de suicídio tem assustado, ainda porque a maioria é jovem. Mas o que há de tão grave para um jovem cometer suicídio? (Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
Visto que a adolescência é uma fase importante para a interação com a sociedade, mas eles estão freneticamente envolvidos em jogos e mídias sociais quando deveriam estar interagindo com a família, preferem ouvir suas músicas favoritas, jogos ou acompanhando as vidas utópicas de famosos; (Vírgula) formando assim uma personalidade instável e vulnerável a realidade (Reformule essa ideia e evite esse tipo de construção no texto). Desse modo (Vírgula) quando atingem a idade mais independente, em momentos que se sentem confrontados não possuem autocontrole para suportar (Vírgula) ou ainda forças para tomar atitude. Contudo, quando o problema começa em casa a vulnerabilidade é ainda maior e por maior que seja sua aflição e a desesperança seja letal, é mais fácil silenciar e negar. (Reestruture as discussões)
Portanto (Vírgula) há necessidade de maior participação dos pais na formação dos jovens, ainda enquanto adolescente, desvinculá-los das mídias sociais e influenciá-los a ler livros, praticar esportes, de forma que os membros da família estejam comprometidos uns com os outros; e também um processo de iniciativa do governo de cadastramento de pessoas com distúrbios psicológico e emocionais com acompanhamento periódicos preventivo para pacientes com tendencia a depressão. (Reformule e desenvolva a proposta de intervenção)
Comentários do corretor
Reformule e explore mais as discussões que foram apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |