De acordo com a primeira lei de Newton, a lei da inércia, um corpo tende a continuar no estado em que está até que uma força o faça mudar. Analogamente a isso, o problema de suicídios entre os jovens no Brasil precisa de intervenção ou continuará a aumentar. Assim, é necessário conhecer as causas para resolver esse desafio. (Desenvolva mais as discussões apresentadas no parágrafo de introdução)
A maior causa do suicídio é a depressão, uma doença que ainda é vista por muitos como inventada por ser psicológica e não apresentar sintomas visíveis, como a gripe (Vírgula) por exemplo. Isso é um grande problema porque muitos deixam de buscar tratamento e escondem a angústia que sentem até o ponto de acreditar que a única solução é a morte. Um exemplo disso foi a enquete recentemente feita no Facebook pelo deputado Marco Feliciano (Vírgula) na qual muitas pessoas responderam que o transtorno estava associado a presença de demônios e não a uma doença. (Explore mais as discussões, evite a superficialidade)
Outra possível causa de sofrimento entre os adolescentes é o bullying sofrido principalmente nas escolas. Esse tipo de agressão verbal e física provoca no agredido baixa autoestima, falta de confiança no próximo, solidão e depressão, quando não tratadas podem levar o jovem ao suicídio. Recentemente o jogo da Baleia Azul foi tema de vários noticiários por ser um jogo que incentivava os jovens a tirar a própria vida e muitos dos jovens que participaram sofreram esse tipo de violência na escola. (Discussões pertinentes, mas precisam ser reestruturadas. Explore mais as ideias)
Portanto, é urgente que uma força seja empregada para mudar o rumo do suicídio entre os jovens no Brasil. Assim, as escolas devem combater de forma mais acentuada o bullying (De que maneira?), e o Sistema Único de Saúde deve fazer campanhas para que as pessoas entendam que depressão é uma doença e precisa de tratamento. Dessa forma, o número de suicidas pode diminuir. (Proposta de intervenção superfiicial)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentadas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 450 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |