Suicídio - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 24/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Suicídio, quem imaginaria que seria uma discussão cada vez mais pautada entre as rodas de conversa de milhares de pessoas, cada uma delas imaginando, (Sem vírgula) porque por quê os jovens estão tirando sua própria vida, (Sem vírgula) sem deixar uma explicação ou um por quê porquê(Reformule as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)

Será que a população já prestou atenção nos seus filhos, seus amigos e seus parentes, da forma que eles precisavam (Problemas na construção de sentido. Cuidado com a ambiguidade). Prestaram atenção no que eles estavam ouvindo, assistindo ou passando em meio ao seu convívio social (Problemas na construção de sentido)(Reformule as discussões, apresente ideias que ilustram o seu ponto de vista acerca do tema para evitar a superficialidade)
 
Suicídio não é uma bobagem que os adolescentes estão cometendo por futilidades e frescura de crianças mimadas, suicídio é muito mais que isso, é uma depressão, que cada vez mais te mata (Cuidado com o duplo sentido) por dentro e você não consegue mais sair, até alguém te ajudar ou você tirar sua própria vida.  (Reformule. Evite esse tipo de construção no texto)

A hipocrisia do governo é colocar palestras falando sobre ela, pois quem ta (Cuidado com as marcas de oralidade) sofrendo só vai guardar cada vez mais para si mesmo, pois os que estão sofrendo continuam calados (Vírgula) sentados em uma cadeira, vendo a melhor forma para se matar. (Evite esse tipo de construção)

O dever de ajudar é de toda a população, prestando atenção nos filhos, amigos e parentes, conversando diariamente, levando os casos mais graves a especialistas, e principalmente repare nos sinais, tente ver além das entrelinhas (Problemas na construção de sentido. Reformule essa ideia). Observe até mesmo aquela pessoa que você nem conheça, ela pode estar devastada por dentro e com sua ajuda e sua sincera amizade pode conseguir salva-lá  salvá-la de cometer um grande erro. (Reformule. Apresente a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Apresente fatos para evitar a superficialidade das discussões. Continue exercitando a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 50 Nível 2 - Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 20 Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 20 Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 20 Nível 1 - Articula as partes do texto de forma precária.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     110


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200