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O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 24/07/2018

Status:

Corrigida
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Todos os dias milhões de pessoas morrem no mundo. De raiva, de descaso, de agonia, de ingratidão, de sede, de amor, de alegria, de incerteza, mas no outro dia renascem para enfrentar seus desafios de novo (Evite esse tipo de construção. Reformule essa ideia). Existem nas filas de transplantes nos hospitais do mundo inteiro (Vírgula) milhões de pessoas que dependem que uma pessoa morra e seja compatível para lhe salvar a vida. Às vezes (Vírgula) são anos de angústias com a vida interrompida à espera de um milagre. Sem por um segundo perder a fé nem a vontade de viver, mesmo só tendo conhecido da sagrada vida o sofrimento, essas surpreendentes pessoas decidem viver. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reformule as ideias apresentadas no parágrafo de introdução e apresente a tese)

Outras perfeitas, saudáveis, inteligentes e com tudo nas mãos decidem terminar a própria vida. Isso é uma coisa inexplicável! Por que uma pessoa com tudo adverso a vida, resolve lutar com todas as forças pela vida sagrada? E outra com tudo para viver plenamente e feliz escolhe a morte? É muito complicado de entender, não para o que escolhe viver, mas o que decide morrer de livre e espontânea vontade através do suicídio. Será que o elo não se encontra nessas duas situações? Será que essas pessoas enfermas não podem curar as sãs? Ainda não existe um remédio em toda medicina capaz de curar quem não tem mais vontade de viver. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

Todos os seres vivos têm instintos de proteção, (Sem vírgula) que são ativados no momento em que se encontram com o perigo eminente da morte. Até uma formiga luta contra a morte (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia). Será que essas pessoas nascem sem seus instintos vitais? (Reformule) Esse fenômeno negativo que hoje acontece no mundo inteiro atingindo os jovens, que perdem o sentido da vida, não é uma questão simples de ser resolvida. Não é da competência de uma pessoa simples, um pai, uma mãe, um professor, um amigo. É do entendimento de especialistas preparados para estudar essas situações profundamente, psicólogos, psiquiatras, cientistas e Deus. (Reformule as discussões)

A verdade é que, quem quer viver, vive de qualquer jeito (Evite esse tipo de construção). E quem quer morrer não vive de jeito nenhum. Nascemos para morrer, fato. Mas antes de morrer temos que viver! E viver é aproveitar cada segundo do dia (Reformule essa ideia). Contemplar a natureza, amar as pessoas, aprender, crescer, tentar melhorar o mundo, ajudar as pessoas, os animais, ter um objetivo de deixar uma marca no mundo. São bilhões de motivos para viver! Amar a vida é o motivo vital para esperar o dia que será o último. Fortalecer um jovem que não deseja mais viver é caso para especialistas e pra (Cuidado com as marcas de oralidade) Deus.
 

Comentários do corretor


Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, apresente mais discussões, explore as ideias no texto, de modo a evitar o senso comum. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 50 Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 50 Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 50 Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 0 Nível 0 - Não apresenta proposta de intervenção ou apresenta proposta não relacionada ao tema ou ao assunto.
NOTA FINAL:     250


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200