Na "Obra os sofrimentos do jovem Werther", o protagonista encontra no suicídio uma forma de livrar-se das dores de um amor não correspondido. Hoje, os jovens encontram no suicídio uma forma de libertar-se do sofrimento. Esse problema de saúde pública vem se alastrando no decorrer dos séculos e torna-se necessário a urgência desse problema (Reestruture essa ideia).
O suicídio é consequência da depressão que é gerada pela tristeza, baixo autoestima, perdas, decepções e entre outros fatores que induzem o jovem a isso (Vírgula) como por exemplo, (Sem vírgula) o bullying, que na maioria dos casos acontece nas escolas. Há também casos de homofobia àqueles que se reconhecem como gays. Por isso os mesmos (Use somente quando houver ideia de igualdade) se sentem rejeitados e entram em estado de depressão. (Abordagem superficial do tema)
O grande problema é que não há percepção familiar. Por conta disso os jovens entram numa profunda melancolia e se isolam do mundo e de todos (Reformule essa ideia. Evite discussões superficiais). Também, há pessoas de má fé que usam da internet para se aproveitar da vulnerabilidade dessas pessoas, como acontece no jogo: (Sem dois pontos) "Balela Azul". Isso tornou-se um caso de saúde pública e faz-se necessário medidas urgentes para amenizar esse problema. (Desenvolva mais as discussões apresentadas. Explore mais as ideias no texto)
Em primeiro lugar (Vírgula) os pais devem prestar mais atenção aos seus filhos usando também de bons diálogos frequentemente. Cabe ao ministério da saúde (Vírgula) em parceria com as escolas (Vírgula) promoverem um bom treinamento aos profissionais da área educativa, a mídia também contribuir (Reformule) com mais campanhas publicitárias que envolvam esse assunto, para que usando desses recursos os jovens portadores dessa doença não busquem no suicídio essa libertação que tanto procuram. (Proposta superficial. Reformule)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto precisam ser mais exploradas. Além disso, apresente mais fatos que possam ilustrar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 150 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 550 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |