Os 13 motivos. - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 23/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A série 13 Reason why, produzida pelo sistema de streamig Netflix, conta a história da jovem Hannah Baker, a qual tira sua vida por não aguentar mais a mesma (Use somente quando houver ideia de igualdade). Infelizmente, no que tange a sociedade brasileira, esse é um tema bastante frequente, pois vários jovens suicidam-se por diversos problemas. Logo, medidas dever  devem ser tomadas para atenuar esse revés. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução)

Em primeira análise, cabe pontuar o papel fundamental da depressão. Isso já que essa patologia ataca neurotransmissores e, assim, cria estados de tristeza, isolamento e visões distorcidas da realidade criando, por fim, uma abertura para pensamentos suicidas, uma vez que a pessoa sente-se desligada do mundo e com baixa auto-estima. Isso pode ser ratificado na matéria divulgada pela BBC, em que afirma que o suicídio entre jovens cresceu 10% entre 2002 e 2014 e , em parte, são causados por depressão. (Abordagem superficial do tema)

Além disso, vale ressaltar que o bullying e outras formas de preconceito são responsáveis por agravar essa problemática. Isso porque essas agressões ficam gravadas na mente do jovem e, por conseguinte, causam distúrbios psicológicos, desenvolvimento de fobia social, irritabilidade e, por fim, até o suicídio. A título de exemplo, convém ressaltar o caso do jovem Diego, de 11 anos, que morava em Madri, e suicidou-se por não suportar mais os episódios de bullying na escola. (Discussão superficial)

Dessa forma, é evidente que o suicídio entre os jovens é um grande problema para a sociedade brasileira. Diante disso, o Ministério da Educação(MEC) deve promover a formação de professores, diretores e membros escolares por meio de congressos, oficinas e debates, com o objetivo de permite permitir que esses identifiquem casos de bullying, preconceitos no ambiente escolar e depressões entre os jovens. E, assim, casos como o de Hannah e Diego sejam atenuados. (Reestruture e desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está superficial)
 

Comentários do corretor


As discussões apresentadas precisam ser mais exploradas para evitar a superficialidade. Deese modo, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 150 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 100 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     550


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200