O número de casos de suicídio vem crescendo no mundo,pois há diversas situações que levam os jovens a tirarem a própria vida. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. Reestruture e apresente a tese)
O que podemos (Evite primeira pessoa) fazer para resolver esse problema que está afetando muito a sociedade? (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
O suicídio pode ser resolvido evitando certas situações que abalam muito a vida dos jovens como:a depressão,insucessos amorosos e familiares,redes sociais,entre outros. (Discussão limitada)
Algumas soluções para evitar esses problemas é passar mais tempo com aqueles que amamos (Evite esse tipo de construção. Reformule) ,ir viajar, ir em festas,ou seja,encontrar caminhos para as coisas situações que tornam a nossa (Evite ideia de primeira pessoa) vida mais feliz e que se tornam lembranças inesquecíveis e estimulam o ser humano para seguir em frente. (Abordagem limitada ao senso comum. Reestruture as ideias apresentadas)
As mídias deveriam (Deveriam ou devem? Reflita) fazer propagandas que estimulassem os jovens a dar mais valor a vida,evitando o suicídio,pois a vida é um presente que Deus deu para cada ser vivo e é nosso (Evite ideia de primeira pessoa) dever cuidar desse valioso presente que recebemos!Pensemos nisso! (Evite esse tipo de construção. Reestruture)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, explore mais as discussões que são apresentadas no texto, pois estão limitadas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 150 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 50 | Nível 2 - Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |