O suicídio é uma das principais causas de morte entre os jovens e a adoção de medidas para modificar essa situação se faz necessária. Muitos fatores podem contribuir para que um adolescente opte por se matar. Dentre eles, a insegurança gerada pela busca de se encaixar nos padrões impostos pela sociedade – incluindo familiares e pessoas próximas – e a dificuldade em buscar ajuda.
Deve-se levar em consideração que, (Sem vírgula) ao ditar a forma com a qual uma pessoa deve se vestir, o corte de cabelo a usar e o corpo bonito e ideal que ela deve ter, a sociedade gera uma dificuldade de autoaceitação que culmina num nível de insegurança que muitos jovens não conseguem suportar. As pessoas próximas devem sempre apoiar os jovens e permitirem (Evite esse tipo de construção)– de uma forma saudável- que eles descubram que não precisam atender a essas exigências superficiais impostas para serem felizes, importantes e amados. (Discussões superficiais. Reestruture)
Um outro fator importante é que os adolescentes, muitas das vezes, não têm coragem de procurar ajuda, visto que grande parte nem sabe que esse sofrimento pode ser amenizado com tratamento adequado. O papel do governo e órgãos de saúde se faz importante nesse quadro, pois a divulgação do assunto, a orientação de como buscar ajuda e a oferta de ajuda especializada nos espaços de convívio desses adolescentes e nos canais de comunicação, (Sem vírgula) poderiam contribuir para a diminuição de mortes por suicídio. (Desenvolvimento limitado)
Portanto, atitudes para baixar os índices de suicídio entre os jovens devem ser tomadas. Cabe à sociedade e ao governo uma maior conscientização sobre o assunto para que ao agirem, juntos, consigam evitar esse tipo de morte comum entre pessoas jovens. (Proposta de intervenção superficial)
Comentários do corretor
Reformule e desenvolva mais as ideias apresentadas. Além disso, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |