Na série "13 reasons why" conta a história de uma jovem que vem a cometer suicídio, e um dos problemas que faz ela a fazer isso é o bullying sofrido na escola (Reestruture essa ideia). E isso acontece também na realidade, muitas jovens que sofrem com a discriminação e a exclusão por parte dos colegas venham (Reformule) a tirar a própria vida. E quando procuram ajuda com professores ou coordenadores não conseguem ter a orientação que precisam. (Reestruture as discussões do parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)
"A escola é um lugar cruel" os estudantes praticam "brincadeirinhas", praticam discriminação e fazem a exclusão de alguns colegas não tendo a noção de que uma simples "brincadeira" pode levar uma pessoa a cometer suicídio. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)
As escolas não têm profissionais adequados para lidarem com essas circunstâncias, e acabam não conseguindo ajudar os que pedem ajuda, (Sem vírgula) por não terem uma formação ou orientação de como agir corretamente. (Cuidado ao fazer esse tipo de afirmação. Reestruture)
Contudo as instituições de ensino devem organizar palestras, vídeos de pessoas que sofreram com o bullying entre os colegas, mostrando aos jovens o quanto isso é prejudicial para uma pessoa. E também a terem nas escolas psicólogos ou professores formados em psicopedagogia para que possam ajudar e orientar os estudantes que estão tendo problemas. (Reformule a proposta de intervenção, pois está superficial)
Comentários do corretor
Reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Além disso, apresente fatos, explore as ideias, evite a superficialidade das discussões. Ademais, elabore um projeto de texto para garantir a progressão de sentido. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 50 | Nível 2 - Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 50 | Nível 2 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 50 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 350 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |