O sentido da vida é viver - Banco de redações


O suicídio entre os jovens: como resolver esse problema?

Enviada em: 21/07/2018

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A vida é a coisa mais valiosa que um ser humano tem. Viver é a coisa mais natural e simples, então, pra (Cuidado com as marcas de oralidade) que complicar? (Evite esse tipo de construção. Reestruture essa ideia) O número de suicídio aumentou muito entre pessoas jovens no mundo. Um olhar atento diante de uma série histórica mais longa de dados permite ver que o fenômeno não é recente nem isolado em relação ao que acontece com a população brasileira. Em 1980, a taxa de suicídios na faixa etária de 15 a 29 anos era de 4,4 por 100 mil habitantes; chegou a 4,1 em 1990 e a 4,5 em 2000. Assim, entre 1980 a 2014, houve um crescimento de 27,2% e isso é alarmante. (Reestruture as discussões apresentadas no parágrafo de introdução. Além disso, apresente a tese)



Em números absolutos, foram 2.898 suicídios de jovens de 15 a 29 anos em 2014, um dado que costuma desaparecer diante da estatística dos homicídios na mesma faixa etária, cerca de 30 mil. O suicídio na juventude intriga médicos, pais e professores também pelo paradoxo que representa: o sofrimento num período da vida associado a descobertas, alegrias e amizades, não a tristezas e morte. Segundo especialistas ouvidos pela BBC Brasil, o problema é normalmente associado a fatores como depressão, abuso de drogas e álcool, além das chamadas questões interpessoais - violência sexual, abusos, violência doméstica e bullying, pressão escolar, familiar e social. (Explore mais as ideias apresentadas. Delimite as discussões)



Medo, insegurança, responsabilidade, sexualidade, amor, ilusão, realidade são questões muito complicadas para um jovem (Reestruture essa ideia. Evite esse tipo de construção). É preciso ensinar para a juventude que todo mundo passa por muitas fases e isso se chama viver (Reformule essa ideia). E que viver não é uma ficção, não se aprende nos livros. Tem que viver todos os dias enfrentado os desafios, porque são os desafios que tira da vida o tédio. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo)

A morte não tem volta (Evite esse tipo de construção). É preciso que os pais fiquem atentos, (Sem vírgula) e, (Sem vírgula) que fortaleçam seus filhos como pessoas, e nunca como competidores, que prepare seu rebento para a adversidade do mundo (Evite esse tipo de construção). Que com esforço e vontade ele poderá fazer muitas coisas boas para a humanidade, que troque experiências, que converse muito e mostre para o filho que também já teve os mesmos medos, as mesmas dúvidas, e que tudo passa, e as pessoas aprendem, cresce e se fortalece. E se não deu certo hoje, amanhã ele terá mais 24 horas para tentar fazer novamente (Evite esse tipo de construção). Segurança é tudo o que os pais devem passar para os filhos nesse momento tão importante de desabrochar para vida. Porque a vida é o grande momento de todos nós (Evite ideia de primeira pessoa)(Evite o queísmo no texto. Reestruture a proposta de intervenção)
 

Comentários do corretor


Reestruture as discussões apresentadas, pois estão limitadas. Além disso, apresente fatos que possam evidenciar o seu ponto de vista acerca do tema. Não deixe de execitar a sua escrita.


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 100 Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 100 Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 100 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 100 Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 50 Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     450


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200