Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda principal causa de morte entre os jovens no mundo. Hodiernamente, diversas são as causas que levam os adolescentes a cometerem tal ato. Nesse contexto, é de suma importância que medidas sejam adotadas para que esse problema seja exaurido. (Apresente mais discussões no parágrafo de introdução)
Ainda sobre esse ângulo, pode-se citar a depressão, bullying e homofobia, (Sem vírgula) como exemplos e razões que levam o indivíduo a agir dessa maneira. A série de TV, "13 Reasons Why", mostra o drama e pressão sofridos por uma adolescente que deixou fitas contando o motivo que levaram-na a tirar a própria vida. (Não compreende a estrutura do texto dissertativo-argumentativo. O desenvolvimento está limitado. Reestruture e explore mais as discussões)
De acordo com o psicanalista Erick Erickson, o jovem passa, durante a adolescência, pela crise de identidade. Essa tensão acaba se agravando quando somado fatores como, por exemplo, a "vida perfeita"vista nas redes sociais, preconceito sobre a sexualidade, medo de desapontar pessoas que amam, etc. (Abordagem superficial do tema)
É fato exposto, portanto, que há múltiplos fatores e contribuintes para a situação do suicídio entre os jovens brasileiros. É imperioso que o Ministério da Educação (MEC) ofereça palestras nas escolas para alunos e pais, a fim de esclarecer sobre o assunto. É mister, também, que o Ministério da Saúde ofereça atendimentos psicológicos para população jovem, (Sem vírgula) com intuito de prevenir quaisquer atitudes fatais. Ao Ministério das Comunicações, juntamente com a mídia, cabe o papel de veicular a importância da família nesse cenário. Desse modo, será possível reduzir o número de casos de atentados contra a própria vida. (Proposta superficial)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões apresentadas, pois estão superficiais. Além disso, reveja a estrutura do texto dissertativo-argumentativo (introdução, desenvolvimento e conclusão). Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |