Nas últimas décadas observa-se através das mídias televisiva e sociais que o Brasil vem enfrentando diversos problemas relacionado ao suicídios entre os jovens. São fatores que contribuem para essa problemática, (Dois pontos) o uso inadequado das redes sociais, bem como, (Sem vírgula) a falta de diálogo entre pais e filhos. (Desenvolva mais as discussões do parágrafo de introdução, uma vez que elas serão retomadas ao longo do texto)
Como primeira constatação (Vírgula) observa-se que preocupações associadas ao suicídios entre jovens não só existem como vêm crescendo a cada dia. Por conta disso (Vírgula) é preciso buscar as causas dessa questão, entre as quais, (Sem vírgula) emerge o mau uso das redes sociais (Vírgula) a exemplo do Facebook e Instagram (Vírgula) em que os jovens assistem relatos e acompanham o cotidiano de pessoas onde esbanjam vidas fantásticas; e visto isso por comparação a vida de quem assiste a esse espetáculo parece pior, principalmente quando surge problemas (Evite esse tipo de construção no texto. Reestruture essa ideia). E esses fatores atuam em um fluxo contínuo e favorecem na formação de um problema social com dimensões cada vez maiores. (Reestruture as discussões desse parágrafo)
Outro ponto que merece atenção está relacionado a falta de diálogo dos pais com o seus filhos (Cuidado com a ambiguidade) em que por motivo diversos tendem a preencher essa lacuna oferecendo iphone e computadores. Análogo a esse comportamento que se instaurou na sociedade, os jovens tendem a se afastar do convívio social e consequentemente submete á influências virtuais. E com efeito negativo dessa problemática está o aumento da taxa de suicídio, haja vista que (Vírgula) segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) (Vírgula) o suicídio é a segunda maior causa de morte entre jovens no mundo. (Discussões superficiais)
É evidente, portanto, que medidas precisam ser tomadas (Vírgula) que visem a prevenção do suicídios entre os jovens. Logo, o Ministério da Educação (MEC) deve instituir nas escolas, palestras, ministradas por psicólogo, que discutem com a comunidade interna e externa questões sobre o suicídio, afim a fim de que o tecido sociais social se desprendam de certos tabus para que não viva a realidade das sombras, assim como na alegoria da caverna de Platão (Essa discussão não foi apresentada no texto). (Desenvolva mais a proposta de intervenção, pois está limitada)
Comentários do corretor
As discussões apresentadas no texto são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser, em alguns casos, reestruturadas e mais exploradas no texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 100 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 100 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 100 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 100 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 100 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 500 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |